Discurso durante a 103ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Os meus nambiquaras", publicado na revista Veja, edição de 2 de maio último. Registro da matéria intitulada "Tribunal julga ilegal concorrência vencida pela Gautama em SP", publicada no jornal Folha de S. Paulo, edição de 31 de maio último.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro do artigo intitulado "Os meus nambiquaras", publicado na revista Veja, edição de 2 de maio último. Registro da matéria intitulada "Tribunal julga ilegal concorrência vencida pela Gautama em SP", publicada no jornal Folha de S. Paulo, edição de 31 de maio último.
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2007 - Página 21983
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, DIVULGAÇÃO, POSIÇÃO, JORNALISTA, CRITICA, CONDUTA, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REGISTRO, DECISÃO, TRIBUNAL DE CONTAS, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ILEGALIDADE, CONCORRENCIA, FAVORECIMENTO, EMPRESA, EMPREITADA, OBTENÇÃO, CONCESSÃO, EXPLORAÇÃO, SERVIÇO, AGUA, ESGOTO, PREFEITURA, MUNICIPIO, MAUA (SP).

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Os meus nambiquaras”, publicado pela revista Veja em sua edição de 2 de maio de 2007.

O artigo do jornalista Diogo Mainardi ridiculariza os mais de 200 processos movidos pelos integrantes do PT contra ele onde é classificado como “O colunista” ou “O colunista da VEJA”. Mainardi lembra que não citar o nome de alguém é um tabu comum em culturas primitivas. “Os índios nambiquaras nunca pronunciam os nomes dos outros membros da tribo. Eles acreditam que os nomes próprios possuem propriedades mágicas....” O articulista ironiza a postura petista ao afirmar que analisa “os usos e costumes do petismo como Claude Lévi-strauss, Edgard Roquette-Pinto e Theodore Roosevelt analisaram os usos e costumes dos nambiquaras. Os petistas me parecem uma raça de formigas gigantes. Eles me parecem homens da Idade da Pedra, ingênuos e ignorantes como animais domésticos.”

Como segundo assunto, gostaria de registrar a matéria intitulada “Tribunal julga ilegal concorrência vencida pela Gautama em SP”, publicada no jornal Folha de S.Paulo de 31 de maio do corrente.

            A matéria destaca que, por unanimidade, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aponta que a exigência do edital de licitação, vencido pela Gautama, foi majorada para limitar a competição entre as firmas interessadas. Segundo a reportagem, o contrato de R$1,6 bilhão da empreiteira com a Prefeitura de Mauá, assinado em uma gestão do PT, pode ser anulado.

Sr. Presidente, solicito que a matéria acima citada seja considerada parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

            Muito obrigado.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matérias referidas:

“Os meus nambiquaras”; Veja.

“Tribunal julga ilegal concorrência vencida pela Gautama em SP”; Folha de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2007 - Página 21983