Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Presidente da Confederação Brasileira da Agricultura e Pecuária do Brasil, Dr. Antônio Ernesto de Salvo. Conclusão das tratativas sobre os três relatores que irão compor o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Pesar pelo falecimento do Presidente da Confederação Brasileira da Agricultura e Pecuária do Brasil, Dr. Antônio Ernesto de Salvo. Conclusão das tratativas sobre os três relatores que irão compor o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2007 - Página 22363
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PRESIDENTE, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, AGRICULTURA, PECUARIA.
  • INFORMAÇÃO, CONCLUSÃO, ENTENDIMENTO, INDICAÇÃO, NOME, RELATOR, COMPOSIÇÃO, COMISSÃO, AUXILIO, LEOMAR QUINTANILHA, PRESIDENTE, COMISSÃO DE ETICA, AMPLIAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, GARANTIA, DIREITO DE DEFESA, RENAN CALHEIROS, ACUSADO, BUSCA, VERDADE, LEGITIMAÇÃO, ATUAÇÃO, CONSELHO.
  • MANIFESTAÇÃO, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), INDICAÇÃO, NOME, MARISA SERRANO, SENADOR, ATUAÇÃO, RELATOR, COMISSÃO DE ETICA, ELOGIO, ISENÇÃO, COMPROMISSO, BUSCA, VERDADE.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apresentei, mais cedo, junto com o Senador Sérgio Guerra, um voto de pesar pelo falecimento do nosso queridíssimo amigo Antônio Ernesto de Salvo, que foi Presidente da Confederação Nacional de Agricultura por tanto tempo.

Uma figura de natureza humana inesgotável, de enorme capacidade de compreender o sentimento das pessoas, além de competentíssimo no que fazia, seja como articulador político daquela poderosa confederação, seja como conhecedor dos problemas da agricultura, do agronegócio. Portanto, um brasileiro que faz uma falta enorme, a partir de agora, para o País e para os amigos.

O segundo ponto, Sr. Presidente, é comunicar a V. Exª e à Casa que as tratativas sobre os três Relatores a comporem a comissão de Relatores que auxiliará o Presidente Leomar Quintanilha na elucidação do caso Renan Calheiros estão concluídas. E, de maneira bastante clara, bastante nítida, o entendimento é de que essa seria a forma de se tentar, para valer, a investigação profunda, que garanta amplo direito de defesa ao acusado, que busque a verdade, que legitime ou relegitime um Conselho que não pode ser desmoralizado sob hipótese nenhuma e por quem quer que seja. Não pode!

Portanto, entendendo que cada Bloco ou cada Partido que indicou um dos três se responsabiliza por quem é seu próprio indicado, tenho orgulho de dizer que o Bloco que é composto por 30 Senadores, o Bloco Democratas e PSDB, tem uma honra enorme em indicar o nome da Senadora Marisa Serrano, pela sua honradez, pelo seu equilíbrio, pela sua isenção e pelo seu compromisso em buscar a verdade, pura e simplesmente a verdade, o tempo inteiro a verdade. Os demais Senadores são igualmente capazes, igualmente passíveis de oferecer uma contribuição muito justa para esse impasse que está constrangendo o Senado e a Nação, mas, até para compartimentar bem e para deixar bem claro que cada um se responsabiliza pelo seu indicado - a Senadora Ideli Salvatti, certamente, dirá qual é o excelente nome que foi escolhido pelo Bloco que ela lidera -, o PSDB reafirma que o seu nome, no meio de tantos que poderiam servir ao País do mesmo modo, com o mesmo denodo, é o da Senadora Marisa Serrano, que o Brasil vai conhecer melhor a partir de agora: doce no trato pessoal e extremamente firme, rigorosa na sua forma de proceder publicamente. Portanto, o Brasil conhecerá essa mistura da doçura com a dureza, quando a dureza for necessária. Que o Brasil, portanto, aproveite essa relação que vai ter com uma Senadora de primeiríssimo nível, que foi uma Deputada de respeito, que foi Vice-Prefeita da sua cidade, que já disputou o Governo do seu Estado, que tem um futuro político a perder de vista e, sobretudo, que haverá, grande Senadora que é, de engrandecer o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Portanto, o PSDB se sente - e sei que esse é o sentimento do antigo PFL, do DEM - orgulhoso de poder dizer que estamos oferecendo, para a Comissão, a nossa cara. Que cada um ofereça a sua cara. A cara do fulano é aquela que está sendo exposta pela indicação que está sendo feita.

Então, que fique bem claro, para não haver dúvida: a nossa cara, a cara do nosso Bloco é a Senadora Marisa Serrano. Isso vai ficar demonstrado muito à farta, ao longo dos tempos que temos para elucidar de vez essa momentosa e lamentável questão, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2007 - Página 22363