Fala da Presidência durante a 98ª Sessão Especial, no Senado Federal

Informa a presença no Senado do Vice-Governador do Estado do Piauí, Dr. Wilson Martins.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. SAUDE.:
  • Informa a presença no Senado do Vice-Governador do Estado do Piauí, Dr. Wilson Martins.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2007 - Página 20844
Assunto
Outros > SENADO. SAUDE.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, PRESENÇA, VICE-GOVERNADOR, MEDICO, PROFESSOR, ESTADO DO PIAUI (PI), SENADO.
  • COMENTARIO, GREVE, MEDICO, ESTADO DO PIAUI (PI), FORMA, DEMONSTRAÇÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SAUDE PUBLICA, PAIS.
  • REGISTRO, POSIÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, SUBCOMISSÃO, SAUDE, PRESIDENCIA, PAPALEO PAES, SENADOR, DEBATE, PROBLEMA, AGRAVAÇÃO, INCIDENCIA, DOENÇA ENDEMICA, AEDES AEGYPTI.

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Nós é que temos que louvar a ação de V. Exª, que preside, com muita eficiência, da Comissão de Assuntos Sociais, a Subcomissão de Municípios, que foi dirigida, no ano passado - e eu era um dos seus liderados -, pelo também ex-prefeito Garibaldi Alves Filho.

     Então, sem dúvida alguma, a experiência de V. Exªs - a do que criou a Subcomissão de Saúde, o Senador Garibaldi Alves Filho, e a de V. Exª, que a dirige, com a experiência de prefeito, por duas vezes, da encantadora João Pessoa - vai minimizar os sofrimentos de todos os prefeitos das 5.564 prefeituras em todo o Brasil.

     Hoje, visitou o Congresso Nacional, o Senado da República e a Câmara Federal e esteve no nosso plenário S. Exª o Vice-Governador do Estado do Piauí, Doutor e Professor Wilson Martins. Ele é do PSB. Ele foi do PSDB, era tucano, e foi levado à política por uma das maiores figuras da política de Teresina, do Piauí, professor Wall Ferraz, do PSDB. E ele visitou este plenário, e, sem dúvida alguma, mostramos a ele as atuais preocupações do povo do Piauí, tais como a dengue, que está assolando a nossa região e que se está agravando, e a greve dos anestesistas do Piauí.

     Não conheço profissionais tão dedicados como os do Piauí; aliás, o Hospital Getúlio Vargas tem, num dos diretores, um dos homens mais probos e honrados, o Dr. Noé Fortes.

      E a greve é notória, é a verdade. E está no Hino do Piauí: “Na luta, o teu filho é o primeiro que chega.”

     Senador Garibaldi Alves, Senador Cícero Lucena, é ridículo: uma anestesia tem tabela de R$9,00 (nove reais) pelo SUS. Então, os médicos do Piauí tiveram a coragem de, com o gesto da greve, tentar mostrar para o País como a saúde está atrasada.

     Hoje mesmo, houve uma reunião da Subcomissão de Saúde, presidida pelo médico Papaléo Paes, a quem levamos ao conhecimento esses problemas, tanto da dengue, que se alastra e se agrava por todo o Brasil, e a ação do SUS, que hoje vive maus momentos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2007 - Página 20844