Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registros dos artigos intitulados "Dois encontros, um só sentimento" e "A crise e o ministro que finge sê-lo", publicados na revista Veja, edições de 28 de março e 11 de abril do corrente, respectivamente.

Autor
João Tenório (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: João Evangelista da Costa Tenório
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registros dos artigos intitulados "Dois encontros, um só sentimento" e "A crise e o ministro que finge sê-lo", publicados na revista Veja, edições de 28 de março e 11 de abril do corrente, respectivamente.
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2007 - Página 22610
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), QUESTIONAMENTO, CONDUTA, ENCONTRO, EX MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, EX SERVIDOR, TESOUREIRO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PRESIDENTE DA REPUBLICA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANALISE, CRISE, TRANSPORTE AEREO, FALTA, AUTORIDADE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA.

            O SR. JOÃO TENÓRIO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Dois encontros, um só sentimento”, publicado na revista Veja em sua edição de 28 de março de 2007.

            Em seu artigo, o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, discorre sobre os encontros entre o ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado, José Dirceu com o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, na festa de aniversário do primeiro, e o encontro do presidente Lula e o ex-presidente cassado e atual senador Fernando Collor de Mello, no Planalto. Para o articulista, o encontro do primeiro par foi muito parecido com o de “amantes clandestinos”, já que Delúbio, acusado de administrar o mensalão, e Dirceu de comandá-lo, negaram ser amigos durante todo o processo. Já o encontro da segunda dupla soou mais estranho ao jornalista, porque, Lula e Collor, sempre estiveram em lados opostos da doutrina política e se enfrentaram ferozmente no passado. “A esta altura não é surpresa que não tenham saído sopapos; antes soa normal o clima de amor e concórdia, como o enlace de dois corações que, enfim, assumem o sentimento que os une”.

            Sr. Presidente, requeiro que o referido artigo passe a integrar os Anais do Senado Federal.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para fazer o registro do artigo intitulado “A crise e o ministro que finge sê-lo”, publicado na revista Veja em sua edição de 11 de abril de 2007.

            Em seu artigo, o articulista Roberto Pompeu de Toledo, analisa a crise aérea e a falta de autoridade do ministro da Defesa. Para ele tudo se resume ao fato do governo Lula não ter conseguido se fazer respeitar pelos comandantes militares, que encaram o ministério da Defesa como um obstáculo ao poder militar e que impede o acesso direto ao presidente da República.

            Sr. Presidente, para concluir, requeiro que o referido artigo passe a integrar os Anais do Senado Federal.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO TENÓRIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matérias referidas:

“Dois encontros, um só sentimento;”

“A crise e o ministro que finge sê-lo.”

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2007 - Página 22610