Discurso durante a 107ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registra a realização de sessões no Senado as segundas e sextas-feiras. Elogia o senador Marco Maciel e seu consultor Antônio Araújo.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registra a realização de sessões no Senado as segundas e sextas-feiras. Elogia o senador Marco Maciel e seu consultor Antônio Araújo.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2007 - Página 22688
Assunto
Outros > SENADO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, SENADO, REALIZAÇÃO, SESSÃO LEGISLATIVA, PROXIMIDADE, FIM DE SEMANA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, MARCO MACIEL, SENADOR, CONTRATAÇÃO, CONSULTOR, EX SERVIDOR, GABINETE, PETRONIO PORTELLA, EX SENADOR.

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Homenageamos o Botafogo, recordando aquele time do Didi, Garrincha, Santos e Zagalo. Mas o melhor time, na história do Brasil, em 1950, foi o do Fluminense: Castilho, Píndaro Pinheiro, Jair, Édson, Bigode, Telê, Didi, Carlyle, Orlando e Quincas; e Veludo, de reserva.

     Este é o melhor Senado da história da República em 183 anos. Sexta-feira. Em 183 anos, atentai bem, brasileiras e brasileiros, nunca houve sessões nas sextas- feiras; nem nas segundas. Neste Senado, no dia 6 de julho, nunca houve sessão. Era recesso. Atentai bem: nunca, na sua história de 183 anos, o Senado da República se aproximou tanto do povo, por meio de audiências públicas. Vi, aqui - um quadro vale por dez mil palavras -, um homem do povo, desesperado, apelar para os Senadores, tentando se jogar daquela galeria. Esta é a confiança.

     Aqui estão os melhores homens da história deste Senado. Acabamos de ouvir o Senador Geraldo Mesquita, exemplo de amante do Direito, da lei e da justiça.

     Ô Marco Maciel, acompanhei ele! Genética. Sou professor de Biologia, filho de um ex-Governador, amado. Eu senti.

     Mas o mais importante era o que fazia o Senador da Grécia, que, lá, reunia-se com outros na praça.

     Ele, de camiseta e mochila; e eu, andando com ele no meio do povo, abraçado a ele carinhosamente, com sua encantadora esposa. Constituíam uma família exemplar.

     Agora, atentai bem, brasileiras e brasileiros - aqui estão os melhores homens da Nação; somos nós mesmos, Marco Maciel! -, Senador Marco Maciel, V. Exª está sendo chamado para usar a tribuna, regimentalmente, por 20 minutos, mas jamais ousarei cortar a palavra daquele que é um dos melhores homens da República deste País.

     Sou do Nordeste, orgulhoso do desempenho do trabalho de V. Exª. Tive um Colega que participou do meu Governo e que serviu no seu Governo. E ele sempre salientava: “Ô homem trabalhador; não dorme”.

     E V. Exª, Senador Marco Maciel, governou este País, Adelmir Santana, várias vezes. Oitenta e...?

     O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE) - Cinco vezes.

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Assumiu a Presidência desta República 85 vezes.

     Posso dizer: atire a primeira pedra quem conhecer, neste país, um homem de maior probidade do que o nosso ex-Presidente Marco Maciel.

     Esta Casa é tão grandiosa que, se não fosse, saíam - há dois ex-Presidentes que querem conviver conosco. Aqui, revive D. Pedro II. Lá, no Rio de Janeiro, sentou-se e disse - ele era Imperador, o Rei - que, se não fosse Imperador, desejaria ser Senador da República.

     Essa é a inveja e a mágoa que se implantam no frustrado que ataca esta Casa. Erro, cometemos.

     Errare humanum est, foi a frase dita por Cícero, no Senado Romano.

     Mas estamos aqui, e aqui está Marco Maciel, dando exemplo da nossa realidade. Vejam o Consultor dele: Antônio Araújo, homem do Piauí, de quem nos orgulhamos; advogado.

     Não é esta Casa; não somos só nós, Senadores, não; são 183 anos de boa história, construída e inspirada em Rui Barbosa. Antônio Araújo, o Piauí conhece; ele era Consultor de Petrônio Portella. Em todos os passos acertados de Petrônio Portella, ele estava do lado.

      E Marco Maciel, sabido, inteligente, competente, quando foi para os céus Petrônio Portella, deixando aqui esta Casa, aliou-se a Antônio Araújo. V. Exª - um quadro vale por dez mil palavras - simboliza a ética e a decência da República e do Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2007 - Página 22688