Fala da Presidência durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece que vai permanecer na presidência do Senado Federal, cumprir a Constituição Federal e as leis do Brasil.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. SENADO.:
  • Esclarece que vai permanecer na presidência do Senado Federal, cumprir a Constituição Federal e as leis do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2007 - Página 22179
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. SENADO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, APRESENTAÇÃO, DOCUMENTO, COMPROVAÇÃO, INOCENCIA, ORADOR, PRETENSÃO, PERMANENCIA, FUNÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, CONGRESSO NACIONAL, GARANTIA, CUMPRIMENTO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, LEGISLAÇÃO, BRASIL.

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Senador Arthur Virgílio, Srªs e Srs. Senadores, a minha formação democrática e a minha fé inabalável no Estado de direito fazem-me ter um profundo respeito pelas manifestações partidárias, mesmo quando delas, como no presente caso, guardo frontal divergência.

     Não me move, nesse grave momento, o sentimento desarrazoado da teimosia. Não. Serenidade e reflexão são os pressupostos, Senador Arthur Virgílio, das grandes decisões.

     As crises políticas não se compadecem de fraquezas nem de gestos menos nobres. Sucumbir à sedução de um pseudoclamor é atitude incompatível com a coragem e a honradez que devem pautar a conduta dos homens públicos, principalmente quando investidos na Presidência do Senado Federal.

     Quanto ao processo contra mim instaurado, já comprovei documentalmente - não é o direito de defesa que estou pedindo - a minha inocência, mesmo com uma inadmissível inversão do ônus da prova. Não pratiquei qualquer ingerência indevida, nem no Conselho, nem no seu próprio funcionamento.

     Com serenidade e reflexão, entendo que devo permanecer na Presidência do Senado Federal, mesmo que, com isso, contrarie apetites políticos de ocasião. O Senado Federal é bem maior que a crise que querem agigantar. Confio no Senado Federal e nas instituições deste País.

     Continuarei daqui a honrar o juramento de cumprir a Constituição Federal e as leis do Brasil.

     Não havendo mais oradores, quero passar à Ordem do Dia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2007 - Página 22179