Discurso durante a 124ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Alerta ao Governo brasileiro diante das dificuldades que advirão da turbulência na economia internacional. Justificação pela apresentação de requerimento de voto de aplauso ao empresário Assis Gurgacz, pela passagem do oitavo ano de fundação da Faculdade Assis Gurgacz.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. HOMENAGEM.:
  • Alerta ao Governo brasileiro diante das dificuldades que advirão da turbulência na economia internacional. Justificação pela apresentação de requerimento de voto de aplauso ao empresário Assis Gurgacz, pela passagem do oitavo ano de fundação da Faculdade Assis Gurgacz.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2007 - Página 27347
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, ANALISE, ESPECIALISTA, AVALIAÇÃO, EFEITO, BRASIL, CRISE, MERCADO FINANCEIRO, AMBITO INTERNACIONAL, AUSENCIA, PROGRESSO, CONTROLE, CORRUPÇÃO, DEFICIENCIA, REGULAMENTAÇÃO, CONCESSÃO, SERVIÇOS PUBLICOS, FALTA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, CRITICA, INEFICACIA, GOVERNO FEDERAL, IMPLEMENTAÇÃO, PROJETO, PARCERIA, SETOR PUBLICO, SETOR PRIVADO.
  • ENCAMINHAMENTO, VOTO, CONGRATULAÇÕES, EMPRESARIO, OPORTUNIDADE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FACULDADE, MUNICIPIO, CASCAVEL (PR), ESTADO DO PARANA (PR), RECONHECIMENTO, EFICACIA, TRABALHO, INCENTIVO, EDUCAÇÃO, REGIÃO, REGISTRO, DADOS, PROGRAMA ASSISTENCIAL, CONTRIBUIÇÃO, ENSINO SUPERIOR, SETOR PRIVADO.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Estou muito longe disso, Sr. Presidente.

Sr. Presidente Mão Santa, Srªs e Srs Senadores, primeiramente quero fazer uma abordagem sobre a situação da economia nacional.

“O Brasil melhorou muito, mas ainda há vulnerabilidades”. A frase é de um professor de economia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, especialista na análise de crises em países emergentes, a qual deve ser levada em conta diante da crise que abala os mercados financeiros.

Na semana que passou, em apenas 48 horas, a crise que assaltou os mercados financeiros mundiais consumiu algo em torno de US$300 bilhões dos principais bancos centrais. Esse montante não possui precedente nos últimos seis anos.

Em que pese o Brasil desfrutar de uma situação mais sólida, alerta o especialista: deixam a desejar os avanços institucionais, como o controle da corrupção, a governança corporativa, a regulamentação e a transparência financeira.

O que alertamos inúmeras vezes, fazendo coro com os especialistas: o período de liquidez abundante não duraria para sempre e perdemos muitas oportunidades nessa fase. Estamos realmente saindo de um longo período de liquidez excessiva, “em que os investidores estavam estacionando o seu dinheiro em qualquer lugar que prometesse retornos”.

Como adverte esse professor da Universidade da Califórnia: “Na prática, qualquer lugar inclui mercado acionário e mercado imobiliário da América Latina. Devemos esperar o melhor, mas nos preparar para o pior”.

A crise serve para reavivar a memória de todos. Como tão bem escreveu Miriam Leitão: “Não há ciclo que dure para sempre; não há proteção completa contra crises globais; a liquidez pode sumir de repente...”.

A lentidão do Governo Federal contrasta com a necessidade de medidas urgentes em vários setores. Vejamos o exemplo das PPPs: nunca saíram do papel. A não ser em alguns Estados, que foram ágeis e competentes: a Bahia utiliza a PPP para construir um emissário oceânico; São Paulo, uma linha importante do metrô e Minas Gerais faz ligações importantes de estradas.

Portanto, Sr. Presidente, há nesse momento uma turbulência no mercado que deve alertar o Governo brasileiro. O objetivo dessa introdução ao pronunciamento de hoje foi apenas este, o de alertar o Governo brasileiro diante dessas dificuldades que advirão da turbulência internacional.

Mas, Sr. Presidente, encaminhei à Mesa requerimento que propõe Voto de Aplauso ao empresário Assis Gurgacz pela passagem do oitavo aniversário da fundação da Faculdade Assis Gurgacz, instituição de ensino superior com sede na Avenida das Torres, no município de Cascavel, Estado do Paraná, pelo trabalho realizado em prol da educação no meu Estado.

O empresário Assis Gurgacz instituiu, em outubro de 1997, a Fundação que leva o seu nome, uma entidade sem fins lucrativos, que hoje já possui um histórico de atuantes intervenções junto à comunidade na prestação de serviços sócio-educativos, nos aspectos mais importantes de uma sociedade, tais como as transformações sociais, manifestações do espírito democrático, desenvolvimento de valores éticos e da consciência cidadã. Desde sua criação, a Fundação sempre esteve atuante junto à comunidade em que se insere. Suas ações buscam atender às necessidades locais e regionais, diagnosticadas por especialistas em problemas geopolíticos. O universo social é atendido por programas sócio-educativos que visam à promoção do ser humano, na perspectiva crítica e emancipada, afastando, portanto, qualquer ação simplesmente assistencialista.

Com este mesmo escopo criou a Faculdade Assis Gurgacz, que é, hoje, uma das instituições de ensino superior que mais cresce no Paraná. Com oito anos de existência, a FAG é referência na região Oeste do Estado pela diversidade de cursos de graduação e pós-graduação e também por sua estrutura moderna e surpreendente. O campus da FAG revela a atenção pela imponência de seus prédios. O projeto da obra prevê um total de 120 mil metros quadrados de área construída.

Além dos grandes blocos de salas de aula, o campus conta com o prédio de laboratórios de Engenharia e Arquitetura; as Clínicas FAG - uma arrojada obra que chama a atenção do visitante já na entrada do campus; quadras poliesportivas; o campo de futebol; o Centro de Vivência da Terceira Idade e uma reserva ambiental com 17,4 hectares.

Ao todo, são 173 salas de aula à disposição dos acadêmicos, além de 84 modernos laboratórios. O prédio da Reitoria é um edifício com 5 mil metros quadrados que conta com um auditório para 780 pessoas. Provisoriamente, o prédio da Reitoria também abriga a biblioteca, que, em seguida, terá seu próprio espaço. As próximas obras serão um ginásio esportivo e um ginásio aquático - que completarão a estrutura das quadras cobertas existentes hoje -, um teatro e, por último, uma grande área de vivência envolta em um centro comercial.

A Faculdade Assis Gurgacz ministra cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos de graduação criam espaços para discussões, conhecimento e desenvolvimento de uma visão crítico-reflexiva acerca da profissão, da sociedade e de um mundo cada vez mais globalizado. Além de promover oportunidades de aplicação prática da teoria apreendida em sala de aula.

A FAG continua investindo na abertura de novos cursos para suprir outras necessidades do mercado de trabalho, ministrando hoje os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Secretariado Executivo.

A Faculdade Assis Gurgacz deverá, nos próximos anos, constituir-se em referência no ensino superior para toda a Região Sul do Brasil, através da valorização do seu corpo de colaboradores e reconhecimento da qualidade do ensino ministrado, de tal forma que a sua transformação em universidade se dará como a conseqüência natural de um processo de desenvolvimento. Esse é o pensamento que norteia o seu corpo administrativo.

Pelo incontestável papel que vem exercendo no desenvolvimento social, educacional, político e econômico do Paraná, o empresário Assis Gurgacz tornou-se merecedor do mais profundo respeito da comunidade paranaense e brasileira, razão pela qual, com base no art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, requeri o voto de aplauso e congratulações, já que, sem dúvida nenhuma, é um feito notável a favor do ensino superior do nosso País, uma contribuição importantíssima do setor privado, já que, é claro, o setor público, pela capacidade limitada de investir, não tem condições de atender a todas as necessidades do ensino superior no nosso País.

Está de parabéns a Faculdade Assis Gurgacz no seu oitavo aniversário. Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2007 - Página 27347