Discurso durante a 132ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio de apresentação pelo Governo, ainda neste ano, de uma proposta que reformula o sistema tributário nacional. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA TRIBUTARIA.:
  • Anúncio de apresentação pelo Governo, ainda neste ano, de uma proposta que reformula o sistema tributário nacional. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2007 - Página 28517
Assunto
Outros > REFORMA TRIBUTARIA.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, QUALIDADE, LIDER, GOVERNO, REUNIÃO, PRESIDENTE, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, CONGRESSO NACIONAL, MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLITICA E ASSUNTOS INSTITUCIONAIS, EXPOSIÇÃO, PROPOSTA, REFORMA TRIBUTARIA, ANUNCIO, REMESSA, LEGISLATIVO, COMPROMISSO, SIMPLIFICAÇÃO, SISTEMA TRIBUTARIO, RETIRADA, ONUS, INVESTIMENTO, PRODUÇÃO, JUSTIÇA, DISTRIBUIÇÃO, RECEITA, ESTADOS, MUNICIPIOS, FUSÃO, IMPOSTOS, FACILITAÇÃO, CONTRIBUINTE, EXPECTATIVA, APROVAÇÃO, PRORROGAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), OBJETIVO, GRADUAÇÃO, TRANSFERENCIA, SISTEMA, POLITICA FISCAL.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra pela Liderança do Governo para, fazendo uma comunicação à Casa, de certa forma, confirmar as minhas palavras de ontem à tarde, aqui, durante o debate no que diz respeito a intenção do Governo em apresentar, ainda neste ano, uma proposta que reformula o sistema tributário brasileiro.

            Hoje, pela manhã, tivemos reunião do Conselho Político do Governo, com todos os Presidentes de Partidos e os Líderes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. E, naquela oportunidade, junto com o Ministro Walfrido Mares Guia, a Liderança do Governo no Senado, a Liderança do Governo no Congresso, exercida pela Senadora Roseana Sarney, e o Líder do Governo na Câmara, Deputado José Múcio, nós tivemos a oportunidade de debater e de assistir à exposição sobre as linhas gerais da nova proposta de reforma tributária do País. E, sem dúvida alguma, é um avanço, Senador Marcelo Crivella.

            O Governo vai propor ao Congresso, ainda no final de setembro, uma ação que, além de reformular, simplificar e melhorar o sistema tributário, desonera todos os investimentos para o setor produtivo. Além disso, funde contribuições e impostos no sentido de facilitar a vida do cidadão e do contribuinte. E mais ainda: vai partilhar todas as receitas com Estados e Municípios, fazendo justiça à distribuição tributária do nosso País.

            Faço essa afirmação, porque ontem nós ouvimos de alguns Senadores a preocupação de que o Governo só estaria apreensivo com a renovação da CPMF e que não traria a público proposta alguma de reforma tributária. É exatamente o contrário: nós queremos aprovar emergencialmente a CPMF, cujo prazo vence no final do ano, mas, ao mesmo tempo, queremos discutir o novo arcabouço tributário brasileiro, para que, assim, possa haver um período de transição, que, dependendo da contribuição ou do imposto, será de até cinco anos. A partir daí, teríamos consolidado um modelo mais justo, que possa desonerar a carga tributária e democratizar a cobrança, para que se promova, enfim, a justiça tributária, financiando o setor público a prestar um bom serviço à população.

            Então, agradecendo a oportunidade, Sr. Presidente, reafirmo o compromisso do Governo de, até o final de setembro, encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta de reforma tributária que é extremamente avançada, ousada, que vai melhorar a atividade econômica e ajudar a gerar mais empregos em nosso País.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2007 - Página 28517