Discurso durante a 133ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Ressalta o trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, destacando o nível de excelência conferido à área de saúde.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ENSINO PROFISSIONALIZANTE.:
  • Ressalta o trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, destacando o nível de excelência conferido à área de saúde.
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/2007 - Página 28623
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ENSINO PROFISSIONALIZANTE.
Indexação
  • IMPORTANCIA, ATIVIDADE SOCIAL, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC), CONTRIBUIÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHADOR, SETOR, COMERCIO, TURISMO, DETALHAMENTO, COMPETENCIA, ENTIDADE, QUANTIDADE, ATENDIMENTO.
  • ELOGIO, QUALIDADE, CURSO DE SAUDE, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC), APROVEITAMENTO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ATENDIMENTO, PUBLICO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, DETALHAMENTO, INFRAESTRUTURA, FAVORECIMENTO, EFICACIA, ASSISTENCIA MEDICA, REGISTRO, PARCERIA, MINISTERIO DA SAUDE (MS), EXPANSÃO, EDUCAÇÃO TECNICA, SAUDE, AMPLIAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, PROFISSÃO, CONTRIBUIÇÃO, CIDADANIA, RESPONSABILIDADE SOLIDARIA.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, o conhecimento é a ferramenta mais importante para que os trabalhadores possam enfrentar as dificuldades existentes na ordem econômica globalizada em que vivemos.

            A intensa concorrência por postos de trabalho que exigem cada vez mais qualificação demonstra claramente a necessidade de mais educação, mais treinamento e mais atualização dos trabalhadores.

            Todos nós conhecemos as enormes dificuldades por que passam nossos trabalhadores num mundo econômico sofisticado e cada vez mais dominado por alta tecnologia.

                   A baixa escolaridade da maioria dos nossos trabalhadores representa uma barreira e até um fator impeditivo do ingresso no mercado de trabalho, mesmo em atividades aparentemente simples.

                   Para contribuir para a solução desse grave problema da baixa escolaridade dos nossos trabalhadores, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), já preparou mais de 40 milhões de pessoas para atividades profissionais ligadas às áreas do comércio e serviços, ao longo de mais de 60 anos de atuação.

            Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo é a missão do Senac, que atua em mais de 2.500 municípios e contribui, decisivamente, para a inclusão social de milhões de brasileiros, que são valorizados por suas habilitações profissionais e por suas capacidades pessoais, aprimorando-se ainda como cidadãos.

            No ano de 2005, o Senac prestou 1.962.930 atendimentos, em 2.654 municípios, com 454 unidades operativas, envolvendo 19.868 docentes e 189.759 atendimentos gratuitos.

            Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores ,gostaria de ressaltar um aspecto muito importante da atuação do Senac: a Excelência em Saúde.

            Não há dúvida de que ao investir na promoção da saúde, o Senac está contribuindo não apenas para formar profissionais qualificados, mas também para elevar a qualidade de vida e as condições sociais das comunidades onde atua.

            Biodiagnóstico, enfermagem, estética, farmácia, hemoterapia, nutrição e dietética, radiologia, reabilitação, saúde bucal, segurança do trabalho e saúde visual são apenas algumas das áreas de atuação do Senac, com centenas de cursos oferecidos à comunidade.

            A infra-estrutura dedicada ao ensino e treinamento montada pelo Senac compreende mais de 300 unidades de ensino fixas, 15 carretas-escola e uma unidade fluvial (balsa-escola). Essas unidades móveis, aliás, dispõem dos mesmos equipamentos e da mesma qualidade de ensino das unidades existentes nos centros urbanos.

            O ambiente pedagógico desenvolvido pelo Senac procura formar profissionais com um perfil socialmente responsável, com formação ética, iniciativa e capacidade de contribuir para a promoção, recuperação, reabilitação da saúde e na prevenção de enfermidades.

            A qualidade da educação em Saúde é garantida por fortes investimentos em tecnologia e equipamentos de última geração e com métodos pedagógicos que reproduzem e simulam as situações reais de trabalho.

            Os profissionais contratados pelo Senac são selecionados segundo critérios rigorosos, recebem treinamento pedagógico e atualização em novas técnicas e passam por avaliação permanente.

            Para bem cumprir essa sua missão de alta relevância no campo da Saúde, o Senac procura somar esforços com outras instituições e entidades para melhorar a qualidade da formação dos recursos humanos.

            A parceria com o Ministério da Saúde no Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores na Área de Enfermagem (Profae) representa uma alternativa muito promissora para a expansão da educação profissional em saúde, que objetiva qualificar 128.000 atendentes de enfermagem.

            O trabalho de seis décadas de atuação na formação de profissionais dá ao Senac um importante acúmulo de conhecimentos e experiências que merece o reconhecimento de todos os setores da sociedade.

            O Senac também contribui para uma maior participação da sociedade civil em atividades relevantes de utilidade pública, sem sobrecarregar as atividades de entidades governamentais, o que também significa cidadania e responsabilidade social.

            Encerro este pronunciamento congratulando-me com todos os dirigentes, servidores, colaboradores e treinandos do Senac, ressaltando o trabalho meritório que tem sido realizado, destacando o nível de excelência conferido à área de Saúde.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/2007 - Página 28623