Fala da Presidência durante a 119ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comenta a importância do direito de defesa por causa das perseguições que vem enfrentando.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Comenta a importância do direito de defesa por causa das perseguições que vem enfrentando.
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2007 - Página 26014
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • COMENTARIO, DIFICULDADE, ORADOR, RESISTENCIA, DIFAMAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, ANTECIPAÇÃO, JULGAMENTO, HIPOTESE, INVESTIGAÇÃO, JOSE AGRIPINO, SENADOR, VINCULAÇÃO, FINANCIAMENTO, BANCOS, EMPRESA ESTATAL, DEMONSTRAÇÃO, IMPORTANCIA, GARANTIA, DIREITO DE DEFESA.

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu queria apenas responder rapidamente a V. Exª. A Casa sabe do respeito que tenho por V. Exª, tanto que, quando realizamos aqui a eleição para a Presidência do Senado e ganhei pela vontade dos Srs. Senadores, eu sequer comemorei em respeito a V. Exª e à nossa amizade.

     Lastimo que V. Exª seja tão precipitado, porque V. Exª, mais do que ninguém, sabe da devassa a que estou submetido, da perseguição que sofro, coisas que muitos não agüentariam. V. Exª mesmo, se estivesse nessa situação, com os negócios que V. Exª tem, com as concessões que V. Exª tem, com os financiamentos bancários e estatais que V. Exª tem, talvez não agüentasse duas semanas de acusação como eu tenho agüentado. Mas eu não prejulgaria V. Exª; eu não seria leviano. Eu não o prejulgaria. Eu defenderia, até a última hora, o direito de V. Exª apresentar os argumentos contrários, o seu direito de defesa.

     É isso que reivindico, porque é meu direito defender-me, em qualquer foro. Já pedi que o Ministério Público Federal fizesse a investigação. Quero responder à investigação. Já disse que vou para o Conselho de Ética, inclusive, a pedido de V. Exª. No entanto, se qualquer um da Casa, inclusive V. Exª, que eu admiro tanto, estivesse nessa situação, não teria de mim jamais um prejulgamento, não teria jamais uma ação persecutória, não teria jamais o comportamento com o qual, lamentavelmente, estou tendo que conviver, comportamento esse de algumas poucas pessoas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2007 - Página 26014