Fala da Presidência durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunica à Casa sua participação na reunião da Organização para proibição de armas químicas, na cidade de Bogota, nos dias 26 e 27 de julho.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Comunica à Casa sua participação na reunião da Organização para proibição de armas químicas, na cidade de Bogota, nos dias 26 e 27 de julho.
Publicação
Publicação no DSF de 15/08/2007 - Página 27514
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, QUALIDADE, REPRESENTANTE, CONGRESSO NACIONAL, INDICAÇÃO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, REUNIÃO, ORGANISMO INTERNACIONAL, OBJETIVO, PROIBIÇÃO, ARMA, QUIMICA, PRESENÇA, MEMBROS, LEGISLATIVO, AMERICA LATINA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, ORADOR.
  • ANUNCIO, ENCONTRO, PAIS ESTRANGEIRO, LINGUA PORTUGUESA, MUNICIPIO, SALVADOR (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), DEBATE, PROIBIÇÃO, ARMA, QUIMICA.

            O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - Srªs e Srs. Senadores, antes de encerrar os trabalhos da sessão de hoje quero comunicar à Casa que, em obediência à determinação do Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Senador Heráclito Fortes, e do Presidente do Senado, Senador Renan Calheiros, estive representando o Congresso Nacional em reunião da Organização para Proibição de Armas Químicas, na cidade de Bogotá, nos dias 26 e 27 de julho.

            Da reunião participaram, com seus parlamentares e representantes de governo, a Argentina, Bolívia, Colômbia, Dominica, Guatemala, Jamaica, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos da América, Brasil, Belize, Chile, Cuba, Panamá, El Salvador, Honduras, Peru, Venezuela, Saint-Kitts e Nevis e Nicarágua.

            Quero agradecer o apoio inestimável prestado pela Embaixada brasileira, dirigida pelo Embaixador Júlio César, que substituiu o Primeiro-Secretário Alan, acompanhado da Primeira-Secretária Maria Cristina e do Primeiro-Secretário Francisco, sem os quais nossa participação não teria alcançado êxito.

            Também quero comunicar que abriram os trabalhos a ex-Ministra da Defesa e ex-Ministra do Comércio, uma destacada Senadora colombiana, Lúcia Ramirez, e também a Vice-Ministra Adriana Mejia.

            Quero acrescentar ainda que fizemos um pronunciamento em nome do nosso País, que receberá, de 18 a 21 de setembro, os países de Língua Portuguesa, na cidade de Salvador, para debater e discutir o aprimoramento da legislação que proíbe o uso de armas químicas.

            Insiro, nos Anais do Congresso Nacional, breve pronunciamento que fizemos em nome do Congresso Nacional naquela reunião.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/08/2007 - Página 27514