Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anuncia que a Frente Parlamentar da Saúde fará uma manifestação em Brasília.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Anuncia que a Frente Parlamentar da Saúde fará uma manifestação em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 15/08/2007 - Página 27505
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • ANUNCIO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), PRESENÇA, DIRETOR, HOSPITAL, SANTA CASA DE MISERICORDIA, CRITICA, SISTEMA NACIONAL DE SAUDE, REIVINDICAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONGRESSO NACIONAL, APROVAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, OBRIGATORIEDADE, VINCULAÇÃO, RECURSOS, SAUDE, DEBATE, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria anunciar ao País que a Frente Parlamentar da Saúde, da qual faço parte, presidida pelo Deputado Federal, seu amigo, do Rio Grande do Sul, Darcísio Perondi e o Rafael Guerra, achando tão grave a situação da saúde no nosso País, tendo em vista que este Congresso não aprova a PEC nº 29, e mais o problema da CPMF, decidiu sair agora, há uma hora, em passeata. São mais de mil - atentai bem, Senador Arruda - mais de mil diretores de hospitais filantrópicos, tipo santas casas e universitários, com velas acesas, lembrando uma festa que tem lá no meu Piauí, em Oeiras, a festa do fogaréu, que relembra os tempos em que os cristãos eram perseguidos, saíam das catacumbas, das cavernas, para se unir e rezar unidos.

            Então, saíram todos os diretores, inclusive da minha cidade, Dr. Mirocles Veras, diretor da Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância, de Parnaíba, de dois hospitais filantrópicos: o Hospital Marques Basto e o Hospital Infantil Petrônio Portella, de cujo corpo clínico eu fazia parte. Eles estão aí e vão apelar para o Presidente da República. Eles vão com uma vela acesa, num desespero, relembrando as reuniões do povo cristão. O Piauí relembra isso numa festividade de quinta-feira santa.

Digo isso para que V. Exª, que é ligado ao Governo, veja se realmente tem resultado aquela PEC nº 29, que obrigaria todos os prefeitos a terem um teto de 12% a 13% para a saúde. E a CPMF, que nunca chegou para melhorar a saúde do Brasil...


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/08/2007 - Página 27505