Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece ao senador Arthur Virgílio que os episódios ocorridos na Companhia Vale do Rio Doce se devem a um movimento que não é eminentemente camponês, e sim estudantil. São estudantes de nível secundário que contam com o apoio de algumas entidades de representação do movimento camponês brasileiro.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Esclarece ao senador Arthur Virgílio que os episódios ocorridos na Companhia Vale do Rio Doce se devem a um movimento que não é eminentemente camponês, e sim estudantil. São estudantes de nível secundário que contam com o apoio de algumas entidades de representação do movimento camponês brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 23/08/2007 - Página 28308
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, SUPERIORIDADE, PARTICIPAÇÃO, MOVIMENTO ESTUDANTIL, ENSINO SECUNDARIO, OCUPAÇÃO, SEDE, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), RECEBIMENTO, APOIO, REPRESENTANTE, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA, INFORMAÇÃO, NEGOCIAÇÃO, POLICIA, DESOCUPAÇÃO, ENTIDADE.

     O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a respeito das preocupações apresentadas aqui pelo Senador Arthur Virgílio, devo esclarecer, em primeiro lugar, que os episódios ocorridos na sede da Companhia Vale do Rio Doce se devem a um movimento que não é eminentemente camponês, e sim estudantil. Havia a presença de alguns menores de idade no movimento.

     Esse movimento acabou de negociar com a polícia para desocupar a sede da Vale do Rio Doce. Não houve a presença de reféns. Não há essa preocupação. Informo ainda que a polícia só tem evitado prestar maiores informações porque há a presença também de alguns menores, que estão sendo retirados agora e levados para algum ambiente - ainda não temos essa informação.

     De certa forma, quero apenas lembrar que é um movimento estudantil, mas que não se trata da UNE e não se trata também da Ubes, ou seja, é um movimento de estudantes de nível secundário, e não de nível superior. E há, sim, o apoio de algumas entidades de representação do movimento camponês brasileiro.

     Era essa a explicação que eu queria dar. As coisas estão bem tranqüilas, e já está sendo desobstruída a sede da Companhia Vale do Rio Doce.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/08/2007 - Página 28308