Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de entendimento entre várias comunidades indígenas de Roraima, para realização de um projeto de atuação conjunta para o desenvolvimento e de atividade produtiva na área da Raposa Serra do Sol. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • Registro de entendimento entre várias comunidades indígenas de Roraima, para realização de um projeto de atuação conjunta para o desenvolvimento e de atividade produtiva na área da Raposa Serra do Sol. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2007 - Página 28969
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • REGISTRO, MOBILIZAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA, ENTIDADE, REPRESENTAÇÃO, INDIO, PROJETO, DESENVOLVIMENTO, ATIVIDADE ECONOMICA, PRODUÇÃO, RESERVA INDIGENA, BUSCA, ENTENDIMENTO, POSTERIORIDADE, CONFLITO, DEMARCAÇÃO, COORDENAÇÃO, REPRESENTANTE, CASA CIVIL, APRESENTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ORADOR.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR), UNIÃO, ENTIDADE, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO, RESERVA INDIGENA.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, Senador Mão Santa.

            Srªs e Srs. Senadores, serei bastante rápido. Pedi a palavra como Líder para fazer um registro extremamente importante para o meu Estado, Roraima. Trata-se da construção de um entendimento entre várias comunidades indígenas e organismos que representam essas comunidades, para realizar um projeto de desenvolvimento e de atividade produtiva nas comunidades indígenas na área da Raposa Serra do Sol.

            Desde a discussão da demarcação dessa área, tivemos inúmeros conflitos, inclusive várias entidades representativas de comunidades indígenas se posicionaram de forma diferente, muitas vezes, como eu disse, em conflito, em posições divergentes. Agora, um trabalho coordenado pelo Dr. Nagib Lima, representante da Casa Civil, e de um grupo de trabalho em Roraima, construiu-se um entendimento. Fazem parte desse entendimento o Conselho Indígena de Roraima (CIR), a Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos do Norte de Roraima (Sodiur), a Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (Alidicir), a Associação dos Povos Indígenas do Estado de Roraima (Apirr), a TWM, Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir) e a Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (Omir).

            Tanto o Vice-Coordenador do CIR, Terêncio Salomão Maduro, quanto o Presidente da Sodiur, Lauro Barbosa, enaltecem esse entendimento e, dentro de pouco tempo, entregarão ao Governo Federal proposta de atuação conjunta para o desenvolvimento e produção nas comunidades indígenas da Raposa Serra do Sol.

            Como Senador e Líder do Governo, apoiaremos esse entendimento, essa ação conjunta, procurando fortalecer as comunidades indígenas, para que elas possam produzir e crescer, melhorando a qualidade de vida de sua população.

            Faço este registro com muita satisfação pelo entendimento e pela pacificação ocorrida na relação entre os próprios índios e peço a transcrição da matéria, publicada pelo jornal Folha de Boa Vista, de hoje, intitulada “Raposa Serra do Sol - Entidades se unem em busca de projetos”.

            Muito obrigado.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

***************************************************************************

Matéria referida:

“Raposa Serra do Sol - Entidades se unem em busca de projetos”, Folha de Boa Vista.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2007 - Página 28969