Discurso durante a 134ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade ao povo do Tocantins e dos demais Estados afetados pela seca. Apelo em favor do povo de Roraima, vitimado pelas chuvas que assolam a região, bem como pela reconstrução da BR-174, que liga Manaus à Venezuela. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Solidariedade ao povo do Tocantins e dos demais Estados afetados pela seca. Apelo em favor do povo de Roraima, vitimado pelas chuvas que assolam a região, bem como pela reconstrução da BR-174, que liga Manaus à Venezuela. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2007 - Página 28680
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), VITIMA, SECA.
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, EXCESSO, CHUVA, INUNDAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ISOLAMENTO, POPULAÇÃO, RESULTADO, PRECARIEDADE, RODOVIA.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), ADOÇÃO, MEDIDA DE EMERGENCIA, MELHORIA, ESTRADAS VICINAIS, GARANTIA, TRANSITO, POPULAÇÃO, EMPENHO, RECONSTRUÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, EFICACIA, ASFALTAMENTO, IMPEDIMENTO, DESTRUIÇÃO, OCORRENCIA, DIVERSIDADE, CALAMIDADE PUBLICA.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero fazer uma observação. Antes de mais nada, porém, quero prestar solidariedade ao povo de Tocantins e a todos os estados que estão passando por essa seca que assola uma parte do País.

            Meu assunto vai exatamente na direção oposta.

            Então, vemos o quanto é grande, o quanto é diverso este País. Enquanto grande parte do Brasil está seca, os campos estão queimando e há muita dificuldade, como tão bem explicitou aqui a Senadora Kátia Abreu, no meu Estado de Roraima ocorre exatamente o contrário.

            Estamos acima da linha do Equador e vivemos um período de final de chuvas de extrema violência: vários municípios, várias comunidades estão ilhadas, as estradas estão intrafegáveis - a BR-174, inclusive, encontra-se em situação de extrema fragilidade, cheia de buracos, uma situação extremamente negativa para a população do Estado de Roraima.

            Então, ao mesmo tempo em que fico solidário e registro aqui o meu apoio - tenho certeza de que o Ministro Geddel, diante da documentação que a Senadora Kátia Abreu encaminhará ao Governo, será sensível e procurará atuar em vários Estados -, registro a importância de serem emergencialmente atacadas pelo Governo de Roraima as estradas vicinais, atacadas no sentido de se fazer algo emergencial para deixar transitável várias estradas que estão hoje ilhando a população.

            Ao mesmo tempo, quero dizer ao Ministério dos Transportes que é fundamental que se tomem providências para reconstruir a BR-174, que liga Manaus à Venezuela, cortando todo o Estado de Roraima. Sem dúvida alguma, é preciso fazer algo concreto e estruturante. Não adianta mais tapar buracos. É um asfalto a frio, na Amazônia, malfeito. De dois em dois anos a estrada é destruída. Aí, faz-se um remendo, joga-se dinheiro fora e, depois de dois anos, o problema continua o mesmo.

            Queremos a reconstrução da BR-174 com asfalto a quente, com asfalto preparado para enfrentar as intempéries da Amazônia.

            Fica aqui o meu registro, o meu apelo e a minha solidariedade especialmente ao povo do Tocantins pelo pronunciamento da Senadora Kátia Abreu.

            Muito obrigado, Senador Mão Santa.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2007 - Página 28680