Fala da Presidência durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Círio de Nazaré, denominado "Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira" pelo transcurso do seus 240 anos.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Círio de Nazaré, denominado "Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira" pelo transcurso do seus 240 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2007 - Página 30905
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, FESTA, CERIMONIA RELIGIOSA, IGREJA CATOLICA, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), REGISTRO, INSTITUTO DO PATRIMONIO HISTORICO E ARTISTICO NACIONAL (IPHAN), PATRIMONIO CULTURAL, IMPORTANCIA, BRASIL.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - A lista de presença acusa o comparecimento de ...... Srs. Senadores. Havendo número regimental, declaro aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

            Srs. Senadores, Srs. Convidados, nos termos dos Requerimentos nºs 989 e 998, de 2007, do nosso querido Senador Flexa Ribeiro e de outros Exmºs Srs. Senadores, o tempo destinado aos oradores do Período do Expediente da presente sessão será dedicado a homenagear o Círio de Nazaré, denominado Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo transcurso do seu 214º aniversário, que ocorrerá no próximo dia 14.

            Tenho a honra de convidar, em primeiro lugar, para compor a Mesa, o Senador Euclydes Mello.

            O SR. EUCLYDES MELLO (Bloco/PTB - AL) - Sr. Presidente, peço a minha inscrição para uma comunicação inadiável, no momento oportuno.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - V. Exª pode se considerar devidamente inscrito, com muita honra para a Mesa.

            Tenho a honra de convidar, para compor a Mesa, o nosso querido Senador Flexa Ribeiro.

            Convido também, para compor a Mesa, o Revmº Arcebispo de Belém, D. Orani Tempesta.

            Convido também, para compor a Mesa, o nosso querido amigo Exmº Prefeito de Belém, Duciomar Costa.

            Para compor a Mesa, convido o Deputado Nilson Pinto, representando a Bancada dos Deputados Federais do Pará. Convido também para compor a Mesa a Deputada Ann Pontes, Presidente da Paratur, na oportunidade representando a Exmª Srª Ana Júlia Carepa.

            Exmªs autoridades que compõem a Mesa, Exmºs Srs. convidados, Exmªs Srªs Senadoras e Exmºs Srs. Senadores, minhas senhoras e meus senhores, mais uma vez, o Senado Federal presta homenagem a uma das importantes e significativas manifestações religiosas brasileiras, a festa do Círio de Nazaré.

            Senador Flexa Ribeiro, na verdade, pela dimensão que já assumiu e pela tradição bicentenária que representa, não seria exagero dizer que o Círio de Nazaré, atualmente, é uma das principais celebrações populares da fé cristã em todo o mundo.

            Referência importante, importantíssima, para a construção da identidade local e regional, a festa mobiliza toda a comunidade do Estado do Pará, além de todos os outros Estados vizinhos, arrebatando, a cada procissão, uma multidão de fiéis que se aproxima dos dois milhões, e transcende há muito as fronteiras do Brasil.

            Podemos dizer com orgulho, junto com os paraenses, que, durante os 15 dias de outubro em que se desenrola a festa, Belém se torna uma das capitais mundiais do catolicismo.

            Como sabem todos os que já tiveram a felicidade de participar diretamente da festa, ou mesmo de apreciá-la à distância, por meio de imagens ou de filmes, por meio de transmissão de televisão, não há como ficar indiferente diante da beleza das procissões e das tocantes demonstrações de devoção.

            O exemplo de fé ao mesmo tempo emociona e vivifica.

            O Círio apaga as diferenças, junta o rico e o pobre, o que tem instrução e o analfabeto, aproxima os desiguais e torna visível e palpável a comunidade que nos une a todos.

            Por tudo isso, é natural que o Senado repercuta essa grande festividade, essa celebração de fé que mobiliza multidões e que revela nossa alma mais profunda.

            Por tudo isso também, mais do que justo é o registro da festa do Círio como Bem Cultural de Natureza Imaterial.

            Vale lembrar que o registro foi celebrado, aliás, em bela exposição, no último final de semana, na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, aqui em Brasília. Além disso, estará, a partir de hoje, instalada no Senado Federal.

            Aproveito a oportunidade para parabenizar mais uma vez esse querido amigo Senador Flexa Ribeiro pela feliz iniciativa de propor esta Sessão Especial e de trazer para Brasília a exposição a que me referi e seus convidados.

            Nessa ocasião, gostaria também de estender os meus cumprimentos aos outros Senadores paraenses, ao querido amigo Mário Couto, ao querido amigo José Nery e também ao paraense Senador Papaléo Paes, que, embora sendo Senador pelo Amapá, é uma espécie de quarto Senador pelo Estado do Pará. São os Senadores que muito bem conhecem a dimensão religiosa e cultural do Círio de Nazaré.

            Dessa maneira, todos os brasilienses e os que se encontram momentaneamente nesta Capital têm a oportunidade, Senador Flexa Ribeiro, de um contato mais próximo com a festa.

            A todos os belenenses, estendo meus parabéns pela bela festa que há 200 anos organizam, dando um exemplo eloqüente não apenas de fé, mas também de paz e de ordem.

            A festa do Círio é conhecida por mobilizar, de forma pacífica e ordeira, quase dois milhões de pessoas. Esse é um exemplo de civismo que orgulha a nós, os brasileiros de norte a sul.

            A todos os fiéis e devotos de Nossa Senhora de Nazaré, que com certeza aguardam ansiosos pela festa que ocorrerá no próximo mês, desejo uma celebração cheia de muita fé e coroada de muita paz.

            Que Nossa Senhora de Nazaré nos abençoe a todos.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2007 - Página 30905