Fala da Presidência durante a 135ª Sessão Especial, no Senado Federal

Solidariedade ao e-mail do Deputado Roncalli Paulo, pedindo providências em favor das vítimas da seca do semi-árido.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Solidariedade ao e-mail do Deputado Roncalli Paulo, pedindo providências em favor das vítimas da seca do semi-árido.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2007 - Página 28972
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • LEITURA, MENSAGEM (MSG), INTERNET, DEPUTADO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), RECLAMAÇÃO, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, VITIMA, SECA, DEMORA, GOVERNADOR, CONTRATAÇÃO, CAMINHÃO, ABASTECIMENTO DE AGUA, APRESENTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ORADOR, EXPECTATIVA, PROVIDENCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Recebi do Piauí um e-mail do Deputado Roncalli Paulo, pedindo providências em favor das vítimas da seca do semi-árido. Diz o Deputado Roncalli Paulo, bravo Deputado Estadual do PSDB:

A lentidão do atual Governo é tamanha, tanto na esfera estadual e federal, o que direi eu a respeito dessa inexplicável demora na contratação de carros-pipa - ao menos isso - para amenizar o sofrimento de tantas famílias que vêem o sol nascer e se pôr, dia após dia, sem ter uma perspectiva de abastecimento?

Estou tratando de uma questão por demais conhecida [é o que diz o Deputado Roncalli Paulo, em pronunciamento na Assembléia Legislativa], em que a única novidade é a indiferença das autoridades. No passado, outros governadores romperam o silêncio. Lucídio Portella cortou relações com o então Superintendente da Sudene, Walfrido Salmito, e Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa, proferiu palavras duras em reunião do Conselho Deliberativo, em Recife. Por que então somente o Governador Wellington Dias tem de se comportar como um cordeiro ou um submisso à má vontade de Brasília?

            Diz ainda o Deputado Roncalli Paulo:

Eu seria um insensato de não reconhecer o esforço do extraordinário Secretário Fernando Monteiro, nosso colega desta Casa, dirigindo uma pasta sem estrutura até mesmo de pessoal.

A grande ausência do Governador tem sido em relação ao flagelo da seca. Ele está se notabilizando pela falta de iniciativa no tocante a esse flagelo.

Na situação em que se encontra o semi-árido piauiense, qualquer iniciativa governamental é válida.

            Diz mais o Deputado Roncalli Paulo:

Não sou a pessoa indicada para liderar uma campanha de coleta de alimentos e de recursos financeiros para a contratação de carros-pipa. Reconheço a minha fragilidade. O Governador do Estado é a pessoa indicada para isso.

Não queiram imaginar o que vi. No sertão, em sol a pino, foram muitas as cenas, mas uma delas me chamou a atenção: um homem com uma carrocinha improvisada puxada por um jumento. Em cima dela, vasilhames de plástico de diferentes tamanhos a caminho de um pequeno e distante açude. Tudo isso para tentar suprir a carência de um carro-pipa.

Devemos pressionar o Governo, no sentido de executar os projetos que deram certo em outras partes do mundo e em vários Estados do Nordeste.

            Eu queria dizer ao Presidente Luiz Inácio, somando a este apelo de Roncalli Paulo, que Pedro II chegou a dizer que venderia até o último brilhante da sua coroa para minimizar o sofrimento da seca. E um Presidente, no tempo da revolução, Emílio Garrastazu Médici, foi ao Nordeste em situação semelhante e disse: “O Governo vai bem, mas o povo ainda vai mal”.

            Esse é o relato do povo sofrido do Estado do Piauí, que sofre pela seca. Apelamos ao Presidente da República para que ampare os sofredores da seca do Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2007 - Página 28972