Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Requerimento do Senador José Nery solicitando autorização de presença de deputados federais na sessão secreta de votação do processo de cassação do Senador Renan Calheiros.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Requerimento do Senador José Nery solicitando autorização de presença de deputados federais na sessão secreta de votação do processo de cassação do Senador Renan Calheiros.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2007 - Página 31249
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • DEFESA, ATUAÇÃO, AGENTE DE SEGURANÇA LEGISLATIVA, CUMPRIMENTO, ORDEM, MESA DIRETORA, REPUDIO, CONDUTA, DEPUTADO FEDERAL, INTIMIDAÇÃO, SERVIDOR, EFEITO, TUMULTO, QUESTIONAMENTO, FALTA, DECORO PARLAMENTAR, PREJUIZO, REPUTAÇÃO, SENADO.

     O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero aqui registrar o que lamentavelmente houve à porta do Senado. Fui estimulado pelas palavras do Senador Jarbas Vasconcelos, quando citou que os seguranças cometeram excessos.

     Quero entrar em defesa dos seguranças, exatamente porque eles estavam e estão cumprindo rigorosamente o que a Mesa lhes ordenou.

     Agora, se eles cometeram qualquer tipo de ação que não deveriam cometer, eles têm que ser desculpados. Não serão desculpados aqueles que, investidos do cargo parlamentar, usam dessa função de Deputado ou de Senador para intimidar pessoas de outras categorias sociais e políticas. A violência que esses cidadãos causaram aí fora - os Srs. Deputados - é uma violência que esta Casa aqui tem que repudiar, porque o que vai ficar registrado é que esta é uma Casa de bagunças. Não vai ficar registrado que alguns Deputados, dois ou três, vieram provocar essa bagunça aqui na Casa.

     Então, quero repudiar qualquer ação contrária aos seguranças. Temos que apoiá-los, porque eles estão cumprindo rigorosamente... Se alguém tem que ser punido é o Sr. Presidente que deu ordens para eles cumprirem. Só isso! Quero entrar em defesa desses funcionários, porque, normalmente, o pau quebra do lado mais fraco. Para resolver a questão, vão querer punir segurança, e eu não aceito isso. Tem que se ver, sim, se os Deputados não cometeram falta de decoro parlamentar ao virem aqui empurrar segurança. Qualquer cidadão, independentemente de ser parlamentar ou não, tem o direito à legítima defesa. Se acontecer alguma coisa, foi por que eles fizeram.

     Depois do registro dessa lamentável ação de bagunça na porta do Senado Federal, solicito a V. Exª o cumprimento devido do que foi programado, ou seja, do início da sessão às 11 horas, uma vez que já estamos com uma hora de atraso.

     Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2007 - Página 31249