Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradece a aprovação de requerimento de sua autoria para realizar uma sessão de homenagem ao Círio de Nazaré, denominado Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo transcurso dos seus 240 anos.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Agradece a aprovação de requerimento de sua autoria para realizar uma sessão de homenagem ao Círio de Nazaré, denominado Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo transcurso dos seus 240 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2007 - Página 39747
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, SESSÃO, HOMENAGEM, FESTA, CERIMONIA RELIGIOSA, TRADIÇÃO, ESTADO DO PARA (PA).
  • INFORMAÇÃO, REALIZAÇÃO, EXPOSIÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEMONSTRAÇÃO, TRADIÇÃO, FESTA, CERIMONIA RELIGIOSA, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA).

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Francisco de Assis, agradeço a V. Exª por ter colocado em votação o requerimento de nossa autoria e agradeço aos meus Pares pela sua aprovação.

            No próximo dia 11 de setembro, se Deus quiser, durante a Hora do Expediente, vamos fazer uma homenagem ao Círio de Nazaré, considerado patrimônio imaterial da cultura brasileira, no ano em que se comemora o duocentésimo décimo quarto Círio, ou seja, há 214 anos acontece, ininterruptamente, essa demonstração de fé do povo paraense à Virgem de Nazaré.

            Senador Paulo Duque, que nos abrilhantou com seu pronunciamento, enriquecendo-nos com seus conhecimentos e narrando fatos importantes da história recente do Brasil que nos permitem viver agora a plena democracia, a Bancada Federal do Pará - Senadores e Deputados - fará, no Salão Branco do Congresso Nacional, uma exposição sobre o Círio de Nazaré. Traremos a berlinda, a Santa peregrina, a corda, os mantos da Santa usados em vários Círios, os ex-votos de cera, enfim, elementos para demonstrar um mini-Círio, com três mil peças de Meriti, para mostrar ao povo de Brasília e aos visitantes de outros Estados que venham ao Congresso o que sempre acontece nos segundos domingos de outubro, na capital do Estado do Pará, a nossa querida Belém.

            Vamos ter aqui também as iguarias, Senador Paulo Duque, do nosso Pará, para que nossos Senadores e Deputados que ainda não as conhecem possam saboreá-las. Com certeza absoluta, em breve, todos irão ao Pará, porque serão atraídos pelo calor humano dos paraenses, pelas belezas naturais do nosso Estado e pela nossa gastronomia.

            Agradeço ao Senador Mão Santa, que preside a sessão, pela aprovação do nosso requerimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2007 - Página 39747