Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do lançamento hoje, no Congresso Nacional, do "Manifesto pela Ética na Política", e solicitação de transcrição nos Anais do referido Manifesto.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Registro do lançamento hoje, no Congresso Nacional, do "Manifesto pela Ética na Política", e solicitação de transcrição nos Anais do referido Manifesto.
Publicação
Publicação no DSF de 26/09/2007 - Página 32772
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, MANIFESTO, JUVENTUDE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), DEMOCRATAS (DEM), PARTIDO POPULAR SOCIALISTA (PPS), DEFESA, ETICA, POLITICA, PROTESTO, IMPUNIDADE, PERDA, MORAL, NEGLIGENCIA, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a juventude de três partidos, o PSDB, o DEM e o PPS, lançou hoje, no Congresso Nacional, o “Manifesto pela Ética na Política”.

Os jovens manifestam indignação diante do resultado da votação secreta que absolveu o presidente desta Casa, Renan Calheiros.

Lamentam eles o surgimento de tantos escândalos na política brasileira e sobretudo a impunidade. Dizem-se “de luto” pela morte da moralidade e da decência e pela cumplicidade do governo Lula e do PT.

Mas afirmam não poder perder as esperanças. 

Pela importância que tem essa indignação da juventude, peço que seu Manifesto seja, na íntegra, inscrito nos Anais da Casa.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Manifesto pela ética na política”.

MANIFESTO PELA ÉTICA NA POLÍTICA

É com profundo pesar que choramos pela vergonha dos que obrigaram nós brasileiros a continuar com um Senado manchado. Por isso manifestamos nossa indignação diante do resultado da votação secreta que absolveu Renan Calheiros

Da mesma forma que lamentamos o surgimento de tantos escândalos na política brasileira, também nos sentimos traídos pela decisão apresentada ante a esperança de sermos, nós os jovens idealistas, o futuro do Brasil.

Que futuro será esse diante de tanta indignidade? Que democracia é essa que absolve de seus crimes os principais líderes das instituições que comandam o nosso País? Após tantos mensalões, sanguessugas, dossiês, dólares na cueca, como podemos continuar acreditando nas instituições, como conviver com a imagem de um Senado desmoralizado?

Que ordem e progresso é essa que se transforma em desordem e degradação moral, com a prática acintosa do lobismo e da politicagem como instrumentos de financiamento das campanhas , dos mandatos eletivos e da impunidade?

São estas e muitas perguntas sem respostas que nos deixam de luto - luto pela morte da moralidade e da decência. Luto pela cumplicidade do Governo Lula e do PT, que são os reais responsáveis pela sustentação dessa indignidade e imoralidade que se tornaram endêmicas.

E nos orgulhamos daqueles que assumiram abertamente as suas responsabilidades diante da sociedade, e decidiram votar em bloco pela cassação do mandato de Renan Calheiros.

Como jovens, não podemos perder as esperanças, por isso estamos dispostos a continuar fiscalizando e lutando pelas mudanças positivas do País para a restauração da honra nacional.

Esperamos que as demais investigações abertas pelo Conselho de Ética do Senado, tanto sobre Renan Calheiros como qualquer outro membro da instituição, tenham um desfecho sério, em respeito à população, e que as decisões encaminhadas ao plenário sejam verdadeiramente democráticas, prevalecendo a transparência do voto aberto para que o Brasil possa ver de frente as decisões dos que foram eleitos para materializar sonhos e esperanças de um povo por dias melhores.

Kamyla Castro Presidente Nacional da Juventude do PSDB

Efraim Filho

Presidente Nacional dos Jovens Democratas

Maiko Vieira

Presidente Nacional da Juventude do PPS


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/09/2007 - Página 32772