Discurso durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Importância de investimentos para o Estado do Paraná, com citação à matéria "Visão dos Portos", do jornal O Estado do Paraná.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Importância de investimentos para o Estado do Paraná, com citação à matéria "Visão dos Portos", do jornal O Estado do Paraná.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2007 - Página 33337
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • IMPORTANCIA, INVESTIMENTO PUBLICO, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ESPECIFICAÇÃO, DEFESA, REFORÇO, PORTO, COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, ANALISE, PLANO NACIONAL, LOGISTICA, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), REGISTRO, DADOS, PRIORIDADE, OBRAS, ESTADO DO PARANA (PR), ATENDIMENTO, COMERCIO EXTERIOR, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), EXPECTATIVA, ORADOR, IMPLEMENTAÇÃO, PLANEJAMENTO.

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o desenvolvimento econômico do Brasil está condicionado a diversos fatores. Um deles, que figura entre os mais importantes, é o sistema de transportes. Sem uma infra-estrutura de transporte adequada, o Brasil perde em termos de escoamento de sua produção industrial e agrícola. Perde também em competitividade, agregando ao valor final dos produtos os elevados custos para o transporte de nossas riquezas.

No setor de transporte, existem diversas prioridades a serem consideradas para que tenhamos uma malha eficiente. Nossas rodovias carecem de reparos e investimentos, assim como as ferrovias e hidrovias. Sem dúvida, o cenário ideal para um Brasil forte e desenvolvido seria possuir uma infra-estrutura de transporte equilibrada, que explora se de forma adequada os modais existentes, sem sobrecarregar uma malha em detrimento de outra.

Por este motivo, destaco como fundamental a valorização de um segmento essencial para o fortalecimento e para a dinamização do setor de transportes. Falo dos portos brasileiros, sem os quais não temos como escoar as cargas transportadas nas estradas, ferrovias e hidrovias.

Chamo a atenção dos nobres colegas para uma reportagem publicada no dia 18 de setembro no jornal O Estado do Paraná, no caderno “Visão dos Portos”, assinada pelo jornalista Paulo Cruz.

Ao destacar o Plano Nacional de Logística de Transportes do Ministério dos Transportes, a matéria cita quais os investimentos necessários para obras de construção, recuperação e ampliação dos portos do Paraná.

Segundo apontam os técnicos da APPA - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, seria necessário investir R$1,84 bilhão nos portos paranaenses, em 12 obras consideradas prioritárias. Dentre elas, destacam-se a construção do Porto do Mercosul, em Pontal do Paraná, o aprofundamento do Canal da Galheta e a criação do terminal de passageiros de Antonina.

Segundo relata a reportagem, o Plano Nacional de Logística de Transportes prevê o investimento de R$29 bilhões para a região Sul até o ano de 2023. O Plano indica as necessidades futuras, enfatizando a ampliação dos sistemas ferroviário e hidroviário.

Neste contexto, os investimentos no Paraná são considerados de alta prioridade, tendo em vista o importante papel do Estado na produção agrícola e industrial, sendo também responsável pelo escoamento de grande parte da safra brasileira.

Neste breve relato, eu gostaria de enfatizar a importância destes investimentos para o meu Estado. Que este planejamento se concretize e traga ao Paraná oportunidades de desenvolvimento econômico e social por meio de seus portos, tão importantes para a geração de emprego e renda, dinamização do comércio e da indústria e para o desenvolvimento social das comunidades que estão próximas a estes locais.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2007 - Página 33337