Discurso durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos ao Governo brasileiro pelo gesto humanitário de receber um contingente de palestinos, vindos da Guerra no Oriente Médio.

Autor
Romeu Tuma (DEM - Democratas/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Cumprimentos ao Governo brasileiro pelo gesto humanitário de receber um contingente de palestinos, vindos da Guerra no Oriente Médio.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/2007 - Página 33678
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ACOLHIMENTO, EMIGRANTE, PAIS ESTRANGEIRO, IRAQUE, REFUGIADO, GUERRA, IMPORTANCIA, OCORRENCIA, DEMONSTRAÇÃO, EMPENHO, BRASIL, PRESERVAÇÃO, PAZ, DIREITOS HUMANOS.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero parabenizar o Governo brasileiro pelo gesto humanístico de receber um contingente de palestinos, que, retirados de suas casas, pelas circunstâncias desumanas resultantes da Guerra no Oriente Médio, onde quem paga o preço sempre é o povo.

Esses palestinos, levados ao Iraque, em acampamentos subumanos, e que sofreram todo tipo de ação governamental, dentro dos países conflagrados, têm agora a esperança de retomarem o curso de suas vidas, na hospitaleira terra brasileira.

O Brasil dá o grande exemplo, pois é o primeiro país da América a tomar essa decisão humanitária, que deverá servir como exemplo ao mundo, pois aqui convivem brasileiros das mais diferentes origens, professando as mais diversas religiões, destacando a convivência permanente de há longos anos entre judeus, cristãos, muçulmanos, budistas, espíritas e todos os segmentos de filosofias espirituais. Essas pessoas se transformaram, neste rincão do mundo, no verdadeiro exemplo de convivência e fraternidade, objetivo máximo das relações entre países e homens de todos os quadrantes da Terra, não importando sua etnia, sua nacionalidade original ou outras quaisquer, que faz a realidade do Brasil terra da hospitalidade e da Paz.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/2007 - Página 33678