Discurso durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica ao pronunciamento do Senador Aloizio Mercadante que elogiava a atuação do governo federal.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Crítica ao pronunciamento do Senador Aloizio Mercadante que elogiava a atuação do governo federal.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2007 - Página 33895
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • CRITICA, PRONUNCIAMENTO, ALOIZIO MERCADANTE, SENADOR, COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SEGURANÇA PUBLICA, EDUCAÇÃO, SAUDE, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), AUSENCIA, PAGAMENTO, HOSPITAL, INICIATIVA PRIVADA, CONVENIO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), ACUSADO, CORRUPÇÃO, VENDA, MEDICAMENTOS, REGISTRO, INVASÃO, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, FALTA, CONCLUSÃO, OBRA PUBLICA.

     O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Seguindo mais ou menos a mesma linha do Senador Renato Casagrande, que nos antecedeu, quero dar uma contribuição ao debate qualificado.

     Com todo o respeito que temos ao economista, que é o Líder do Governo, Senador Aloizio Mercadante - e ele está no papel dele, porque tem que mostrar serviço para o Presidente Luiz Inácio -, ele tem o direito de dizer, como ensina Voltaire, mas não concordo com nada que ele disse. Este País vai muito mal. E eu ficaria com os economistas, administradores que escreveram o livro Reinventando o Governo, Ted Gaebler e David Osborne. Se V. Exª pretende ser Governador do seu Estado, e tem essa perspectiva, não seja antes de o ler. Luiz Inácio não gosta de ler, mas eu pediria que o Mercadante o resumisse. E eu diria ao Luiz Inácio, resumindo o livro: Ted Gaebler e David Osborne, no livro aceito pelo mundo moderno, dizem que o governo não pode ser grande demais. Grande demais foi o Titanic, e afundou; ele tem de ser pequeno e ágil.

     Luiz Inácio e aquele negócio de dizer que choque de gestão é contratar gente... Não; isso é choque de gastação! Isso é que é verdade. E eu daria exemplos de como tudo vai mal: a segurança brasileira; a educação; a saúde, de que o Senador Tasso falou, e que eu afirmo que está muito pior; e o Piauí, que caiu na desgraça total do PT - porque Fortaleza está lá no meio e já aconteceu.

     O jornal Diário do Povo de hoje: “Clínicas e médicos pedem descredenciamento do Iapep”. Isso é uma vergonha do PT, Luiz Inácio! É um artigo do melhor jornal. Olha, ele não paga há quatro meses. O Plamta sempre funcionou...

      (Interrupção do som.)

      O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Peço a V. Exª que conclua, Senador Mão Santa.

      O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - O copo d’água caiu para me lembrar que estão morrendo de sede no semi-árido, e não há dinheiro para a água dos pobres.

      Disso eu me lembro. Mas veja outra matéria aqui, Senador Casagrande:

      “Deputados querem investigação sobre a ‘Licitação do Diazepam’”. Compraram tudo! A corrupção... Heráclito, dá doze comprimidos de Diazepam para cada habitante. Diazepam é um tranqüilizante violento. São doze comprimidos. Isso foi denunciado por Mauro Tapety, Marden Meneses, Roncalli Paulo, Tererê, João Madison e Ana Paula.

      Outra manchete: “Militares pedem a devolução do Montepio” - que é um seguro deles.

      E mais: “Estado passa noventa dias para fazer pagamentos”.

      Ontem, nas manchetes dos jornais do Piauí... Nunca dantes isso ocorreu na história do Piauí, povo

      pacífico, cristão e ordeiro. V. Exª foi Governador de Estado, Cristovam, o Heráclito foi Prefeito. Invadiram o Palácio do Prefeito...

      (Interrupção do som.)

      O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Peço a V. Exª que conclua, Senador Mão Santa.

      O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Vou concluir.

      Peço a V. Exª que retorne o som, a voz do povo! Invadiram o Palácio do Prefeito, o Palácio do Governador, xingaram e vaiaram o Governador, porque as obras estão todas inacabadas. Fala-se de dinheiro, mente-se, mas nada chega - só a desesperança do povo.

      Como amanhã é Dia de São Francisco, onde houver desespero, resta-nos a esperança, disse Francisco, o Santo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2007 - Página 33895