Discurso durante a 198ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2.014.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Comemoração pela escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2.014.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2007 - Página 38136
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL ASSOCIATION (FIFA), LIDERANÇA, PRESENÇA, PAIS ESTRANGEIRO, SUIÇA, ESCOLHA, BRASIL, SEDE, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL.
  • IMPORTANCIA, ESTADOS, BRASIL, RECEBIMENTO, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, ESPORTE, ESPECIFICAÇÃO, ESTADIO, APLICAÇÃO DE RECURSOS, URBANIZAÇÃO, EQUIPAMENTOS, SEGURANÇA, EFICACIA, REALIZAÇÃO, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, ATRAÇÃO, TURISMO, AMPLIAÇÃO, DIVULGAÇÃO, PAIS.
  • REGISTRO, INICIATIVA, GOVERNADOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), REALIZAÇÃO, INVESTIMENTO, ESTADIO, POSSIBILIDADE, CANDIDATURA, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF), SEDE, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, FUTEBOL.

O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, agradeço a concessão feita por V. Exª, regimentalmente, e também ao Senador Paim, pela oportunidade. Não vou gastar os cinco minutos; serei muito mais breve.

Sr. Presidente, quero me congratular com todas as lideranças presentes hoje em Zurique, onde a Fifa anunciou a escolha do Brasil para sediar a Copa de 2014. V. Exª, Senador Gerson Camata, que gosta muito de futebol, sabe que esta é uma decisão importante. Nós tivemos agora, recentemente, a experiência do Pan-Americano no Estado do Rio de Janeiro. Observamos a quantidade de investimentos na infra-estrutura esportiva no Estado do Rio de Janeiro. O Estado está preparado para receber competições internacionais de grande porte, e isso é bom para o Estado do Rio, para o País e para o turismo, porque trouxe mais investimentos em equipamentos de segurança.

Agora, tivemos esta decisão de que, em 2014, nós teremos aqui a Copa do Mundo. Será uma competição curta, de 30 dias, mas todo o Brasil - vez que não envolve apenas um único Estado - terá de se preparar para ela. Não será unicamente o Rio de Janeiro, mas diversos Estados brasileiros terão de receber investimento em infra-estrutura esportiva, especialmente e naturalmente nos estádios, para que possam realizar as partidas da Copa do Mundo. Mas, mais do que isso, ao lado do esporte, vem a aplicação de recursos em urbanização, em equipamentos de segurança e em diversos setores que precisarão acompanhar os investimentos nos estádios, para que o Brasil tenha uma boa imagem nesta Copa do Mundo de 2014.

O Brasil, então, vai ser divulgado, e isso será importante para este País. O Brasil tem ainda uma imagem negativa em nível internacional, especialmente com relação à segurança pública, e teremos de fazer investimentos nessa área. Acho que isso vai forçar a administração pública, em todos os níveis, a fazer investimentos importantes, na área de esportes especialmente, porque é a forma de fazermos a inclusão da sociedade, estabelecendo de fato a infra-estrutura esportiva.

Para concluir, Sr. Presidente, quero dizer que a CBF já o anunciou, mas uma grande competição como esta precisa dar oportunidade de todas as pessoas participarem. Não pode ser restrita somente às pessoas que têm boas condições financeiras. Todos devem ter o direito de estar presentes a uma competição como esta. Mas esse é um assunto para daqui a muito tempo, para 2014.

Eu e V. Exª somos do Espírito Santo, e o nosso Estado está bem posicionado geograficamente. Estamos na Região Sudeste, perto do Rio de Janeiro, perto de Minas Gerais, perto de São Paulo, perto da Bahia, que são potências no futebol. O Espírito Santo não é uma potência ainda no futebol, mas é preciso que o Espírito Santo se coloque nesse debate. O Governador Paulo Hartung está prevendo - e vai - realizar um grande investimento no Estádio do Rio Branco, um grande estádio estadual. Acho que o nosso Estado pode candidatar-se junto à CBF para sediar jogos da futura Copa do Mundo.

Agora, começou de fato o debate. Por isso, faço este registro, cumprimentando todos os que participaram dessa articulação e colocando o Espírito Santo no debate, para que possamos juntos - eu, V. Exª e as autoridades do Estado - receber no Espírito Santo eventos esportivos dessa magnitude.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2007 - Página 38136