Discurso durante a 179ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentário à decisão de licenciamento do Presidente Renan Calheiros.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comentário à decisão de licenciamento do Presidente Renan Calheiros.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2007 - Página 35159
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, APOIO, MEMBROS, MESA DIRETORA, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, TIÃO VIANA, VICE-PRESIDENTE, IMPORTANCIA, RECUPERAÇÃO, REPUTAÇÃO, LEGISLATIVO, ELOGIO, DEMOCRACIA, CONDUTA, PREPARAÇÃO, PAUTA, ORDEM DO DIA, REUNIÃO, LIDERANÇA, SOLICITAÇÃO, RESPEITO, REGIMENTO INTERNO.

     O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço desculpas a V. Exª, mas quero apenas dizer que eu interpreto, tenho certeza, como o Senador Alvaro Dias, o pensamento de todos os membros da Mesa quando digo que V. Exª contará com o apoio irrestrito e fiel para que possa desempenhar a contento a missão grave que recebeu nesta tarde. Nós o conhecemos e temos certeza do êxito dessa missão, mas entendemos que a recuperação do Senado depende do êxito também de V. Exª.

     Na reunião de agora à tarde, a Mesa já pôde ver a maneira democrática como V. Exª pretende conduzir a Casa e a agilidade que deu ao processo. Foram 30 requerimentos, 3 projetos de resolução, e V. Exª já se prepara para colocar amanhã 19 votações de autoridades na conversa que terá com os Líderes.

     É muito boa essa iniciativa a que V. Exª se propõe de fazer um almoço-reunião com as lideranças, que deveria ocorrer toda terça-feira. Sabemos as atribuições dos Líderes, que têm uma agenda cheia de empenhos. Nesse almoço, pode ser preparada a agenda de toda a semana - de terça-feira, de quarta-feira e de quinta-feira - para as votações que temos de adiantar, fazendo o Senado realmente funcionar.

     Vi a preocupação de V. Exª com o problema da lei complementar da saúde, do Fies, da CPMF, das autoridades que temos de votar, acelerando esse processo. Mas eu queria fazer um apelo a V. Exª e aos Líderes: vamos colocar o Regimento Interno para funcionar - hora de falar, falar; hora de votar, votar; hora da Ordem do Dia, Ordem do Dia, fazendo com que a Casa funcione, tenha poder de resolutividade e eficácia nas decisões que toma.

     Por isso, pedimos a proteção de Deus para que V. Exª, desempenhando bem as funções - e tenho certeza de que o fará -, faça também por esta Casa aquilo de que a Casa tanto precisa agora.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2007 - Página 35159