Discurso durante a 207ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Realização, ontem, da Convenção Estadual do PSDB no Pará.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Realização, ontem, da Convenção Estadual do PSDB no Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2007 - Página 40104
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PARA (PA), AGRADECIMENTO, ESCOLHA, ORADOR, PRESIDENCIA, DIRETORIO ESTADUAL.
  • EXPECTATIVA, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESTADO DO PARA (PA), EMPENHO, BANCADA, CONGRESSO NACIONAL, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, CAMARA MUNICIPAL, PREFEITURA, RETOMADA, PROJETO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, POSSIBILIDADE, ELEITOR, ESTADO DO PARA (PA), COMPARAÇÃO, GESTÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), GOVERNO ESTADUAL, COMPROVAÇÃO, CARENCIA, ATENDIMENTO, NECESSIDADE, POPULAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, AREA, SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PUBLICA.
  • COMENTARIO, PREPARAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), OBTENÇÃO, VITORIA, ELEIÇÃO MUNICIPAL, ELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA).

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Wellington Salgado, quero associar-me ao Senador Heráclito Fortes e lamentar que V. Exª não pôde participar do debate quando o nobre Senador Arthur Virgílio estava na tribuna, porque V. Exª exerce a Presidência desta sessão.

Eu venho a tribuna neste instante, Sr. Presidente, Senador Wellington Salgado, para falar da convenção estadual do PSDB no Pará, que ocorreu no dia de ontem. Quero dizer da satisfação de ter sido escolhido pelos meus companheiros tucanos do Estado do Pará para presidir o Diretório Estadual por dois anos. E o faço com a incumbência de grande responsabilidade de dar continuidade ao trabalho da direção que ontem encerrou a sua função. Presidida pelo companheiro Paulo Elcídio, que, ao longo de quatro anos, comandou o PSDB no Estado do Pará e o fez com competência passando à nova direção um PSDB que os nossos adversários esperavam que fosse um Partido fraco, um Partido sem estrutura. O que vimos ontem foi uma grande festa cívica que reuniu companheiros dos lugares mais distantes do nosso Estado do Pará, que se deslocaram quilômetros de distância até Belém para uma festa no plenário da Assembléia Legislativa para que pudéssemos discutir e ouvir os nossos parlamentares, ouvir as nossas lideranças e empossar a nova direção partidária.

Quero dizer a todos os nossos companheiros tucanos do meu Estado do Pará que o PSDB é um Partido vivo e forte na política paraense. Temos dois grandes líderes, que são os nossos ex-Governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. No Senado Federal temos dois Senadores: o Senador Mário Couto e eu, Senador Flexa Ribeiro.

Temos, na Câmara Federal, uma Bancada de três competentes Deputados Federais: Deputado Zenaldo Coutinho, Deputado Nilson Pinto e Deputado Wandenkolk Gonçalves.

Temos, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, a maior Bancada, com dez Deputados Estaduais: nosso Líder, Deputado Zé Megale, Deputado Manoel Pioneiro, Deputada Tetê Santos, Deputada Suleima Pegado, Deputado André Dias, Deputado Alexandre Von, Deputado Bosco Gabriel, a Deputada Ana Cunha, o Deputado César Colares e o Deputado Italo Mácola. É a maior Bancada na Assembléia Legislativa do Estado do Pará.

Temos 32 Prefeitos de 143 Municípios. Perdemos alguns Prefeitos. Tínhamos algo em torno de 50 Prefeitos, mas ainda é o PSDB o Partido que tem o maior número de Prefeitos no Estado do Pará. Temos perto de 200 Vereadores dos mais de 1.200 do nosso Estado. Temos vários Vice-Prefeitos, mas temos algo, Senador Heráclito Fortes, que é difícil de mensurar, que é difícil de avaliar: é a nossa militância, as nossas lideranças, os nosso líderes comunitários, que estão em todos os rincões do nosso Estado.

Ontem, tivemos uma demonstração da força do PSDB do Pará. Nós vamos juntos. Ao presidir o Partido, disse ontem a todos que lá estavam que, unidos, caminhamos para a vitória. A missão que nos aguarda é de todos e não só da executiva, não só da direção do Partido. Mas é muito mais das nossas lideranças nos Municípios, dos nossos vereadores, da nossa militância, para que possamos fortalecer o nosso PSDB da base da pirâmide para o topo, atraindo novos simpatizantes, dando estrutura ao nosso Instituto Teotônio Vilela de formação ideológica, de formação programática, que terá à frente o Deputado Nilson Pinto, dando estrutura ao movimento da juventude tucana, com o nosso combativo companheiro Raimundo à frente de uma plêiade de jovens com vontade de levar o nosso PSDB para a retomada do nosso projeto de desenvolvimento no nosso Estado do Pará. Temos o Movimento das Mulheres Tucanas, que tem no comando a Deputada Tetê.

São esses os movimentos. Vamos fazer o chamamento dos movimentos sindicais, dos centros comunitários para que possamos nos unir para fazer aquilo de que o Pará já sente falta.

Nós, por vontade do eleitor paraense, não fomos vencedores na eleição passada. Passados 11 meses da entrega do Governo do PSDB para o Governo do PT, tenho certeza de uma coisa, porque tenho andado - e muito - no meu Estado e, por onde passo, do sul ao norte, do leste ao oeste do Estado, verifico que a população do Estado do Pará, carente do atendimento nas suas necessidades básicas de saúde, de educação, de segurança, já pode comparar o que era a gestão do PSDB com o que é a gestão do PT agora. E tenho absoluta certeza, Senador Wellington Salgado de Oliveira, de que a saudade já é forte. Isso nos dá a convicção de que a caminhada que vamos iniciar, regionalizando o Partido, criando regionais não só do Diretório Estadual, mas de todos esses órgãos do Partido, do Instituto Teotônio Vilela, do Movimento das Mulheres, do Movimento dos Jovens, do Movimento das Lideranças Comunitárias, vamos fazer em cada região do nosso Estado um pólo de atração para que possamos chamar e possamos mostrar, e, então, Senador Heráclito Fortes, vamos ter uma vantagem muito grande nas próximas eleições de 2008. Vamos fazer questão de que se compare o que foi feito nos governos tucanos com o que está sendo feito no Governo do PT, porque nós temos o que mostrar - e não só o que dizer -, nós temos obras físicas, e muitas, que podem ser mostradas e comparadas com o que esta acontecendo na gestão de agora no meu querido Estado do Pará.

Para finalizar, Sr. Presidente Wellington Salgado, sei que V. Exª quer muito bem ao seu Estado, que é o Estado de Minas Gerais, como eu quero o melhor para o Estado do Pará. Eu quero que o Estado do Pará continue no caminho do desenvolvimento, da geração de emprego e renda, da melhoria da qualidade de vida para todos os paraenses e nós vamos começar a nos preparar para o embate político do ano que vem, quando vamos fazer muitos prefeitos do PSDB. Com certeza, vamos manter a maioria dos Municípios sob o comando do PSDB, vamos reeleger vereadores e eleger novos vereadores. De tal forma que o PSDB possa estar preparado para 2010 retomar o projeto de Brasil, elegendo o novo Presidente da República, e retomar o Projeto de Desenvolvimento do Estado do Pará, elegendo o futuro governador em 2010.

É para isso que nós todos vamos trabalhar, nós unidos chegaremos à vitória.

Muito obrigado, Sr. Presidente, Wellington Salgado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2007 - Página 40104