Pronunciamento de Magno Malta em 07/11/2007
Discurso durante a 204ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Voto de pesar pelo falecimento da jornalista Graziela do Espírito Santo e do ex-Prefeito de Cariacica Aloízio Santos.
- Autor
- Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
- Nome completo: Magno Pereira Malta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
POLITICA SOCIAL.:
- Voto de pesar pelo falecimento da jornalista Graziela do Espírito Santo e do ex-Prefeito de Cariacica Aloízio Santos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/11/2007 - Página 39549
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JORNALISTA, JORNAL, A GAZETA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), VITIMA, ACIDENTE DE TRANSITO, RODOVIA.
- SOLIDARIEDADE, PASTOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), PROBLEMA, FAMILIA.
- HOMENAGEM POSTUMA, EX PREFEITO, EX-DEPUTADO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
- ANUNCIO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, SENADO, DEBATE, ADOÇÃO, MENOR, BRASIL, NECESSIDADE, APERFEIÇOAMENTO, LEGISLAÇÃO.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, enquanto nosso querido Senador Mão Santa se prepara para ir à tribuna, ele, que é tão generoso e está acostumado a ser generoso com o tempo, e V. Exª será com ele, porque a quem honra, honra, não é? A Bíblia é que diz isso. E ele gosta tanto da Bíblia...
Eu gostaria de registrar meu voto de pesar e de solidariedade à família enlutada de uma jornalista muito jovem, Graziela, do meu Estado, vítima de acidente fatal, indo de Belo Horizonte ao Espírito Santo. Não sei se V. Exª conhece, mas a estrada é muito perigosa, Senador Mão Santa, há muitas curvas. A informação que tenho é de que eles bateram de frente com uma carreta. O esposo dela sobreviveu, mas a mãe faleceu.
Minha solidariedade também ao filho de um amigo nosso, Pastor Abílio, que quero abraçar. Estão em Belo Horizonte, pois o menino está em uma situação muito difícil.
O corpo da Graziela foi sepultado ontem. Ela era jornalista do jornal A Gazeta e trabalhou na CBN. Eu abraço a família e me solidarizo. Eles pertenciam à Igreja Batista de Itacibá, portanto eram ovelhas do Pastor Júlio de César Brotto. Abraço essa igreja, essa comunidade enlutada, e a comunidade de jornalistas dos meios de comunicação que sofrem a perda dessa jovem jornalista e também de sua mãe, dessa família.
Ao Pastor Abílio, meu abraço, porque é amigo nosso, do Espírito Santo. Está em Belo Horizonte, sofrendo. Estou, junto com minha família, à disposição dele neste momento.
Também abraço a família enlutada do ex-Prefeito de Cariacica, Aloizio Santos, que foi Deputado Federal por tantas vezes.
Tive a oportunidade de ser Deputado Federal junto com ele. Ex-Prefeito de Cariacica, foi Prefeito por alguns mandatos, e tem um filho que é Deputado Estadual, o Deputado Marcelo Santos, que quero abraçar e ser solidário. Aloizio era um sergipano que foi parar no Espírito Santo, como eu, que sou baiano e fui parar lá, sendo tão bem abraçado, tão bem querido. Ele se passou, até porque é o curso natural da vida. Todos passaremos.
Abraço aquela família, o Deputado, dando toda a minha solidariedade.
Sr. Presidente, encerro minha fala dizendo que teremos, antes da primeira semana de dezembro, uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa, com o Senador Paulo Paim, que vai tratar da questão da adoção no Brasil.
Ontem, tive a oportunidade de conversar com o José Messias. Quem não conhece o jurado José Messias, do Raul Gil e que foi do Chacrinha? José Messias é conhecidíssimo, dono de tantos quadros importantes na televisão, como o quadro do chapéu, que o Raul faz tão bem, há tantos anos. Esse quadro pertence ao Messias. O Messias é uma lenda, é um compositor conhecidíssimo. Ontem, fiquei muito surpreso, Senador Gilvam Borges. Ele tem dois filhos adotivos. E a história da adoção dos filhos dele é uma coisa tremenda, porque o Messias adotou um menino novinho com hidrocefalia, comprovada pelos médicos. Assim mesmo, ele quis aquela criança que tentaram trocar, porque era uma criança doente. Uma coisa maravilhosa. Tenho dito desta tribuna que a adoção é a única chance que o homem tem de dar a luz.
Fiquei emocionado com a história do Messias e o convidei para que viesse a essa audiência pública. Estamos convidando também o Juca Chaves, que tem filhos adotivos, e tantas outras pessoas anônimas, que são pais e mães do coração, para que mudemos essa legislação irresponsável, que mantém presas crianças em orfanatos, sem lhes dar a oportunidade de ter pai e mãe, quando tantos pais e mães querem essas crianças, mas não podem adotá-las por causa de uma legislação tão difícil, que os impede, mas que facilita a vida para o exterior.
Dessa maneira, quero abraçar o meu amigo José Messias por uma história tão significativa, por um investimento de vida tão bonito na vida desses dois jovens, seus filhos.
Muito obrigado, Sr. Presidente.