Discurso durante a 205ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos que presta, após conversar com a Governadora Ana Júlia Carepa, com respeito à atuação de diversos movimentos sociais no Estado do Pará.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Esclarecimentos que presta, após conversar com a Governadora Ana Júlia Carepa, com respeito à atuação de diversos movimentos sociais no Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2007 - Página 39737
Assunto
Outros > ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • RESPOSTA, DISCURSO, MARIO COUTO, FLEXA RIBEIRO, SENADOR, ACUSAÇÃO, OMISSÃO, ANA JULIA CAREPA, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA), REGISTRO, ESCLARECIMENTOS, BUSCA, DIALOGO, MOVIMENTO TRABALHISTA, INCLUSÃO, SEM-TERRA, DEBATE, REIVINDICAÇÃO, DESMENTIDO, IMPEDIMENTO, CUMPRIMENTO, DECISÃO, JUSTIÇA, REINTEGRAÇÃO, POSSE, INFORMAÇÃO, FORMA, ATUAÇÃO, PREVENÇÃO, CONFLITO, VIOLENCIA.
  • ANUNCIO, PROXIMIDADE, DATA, VISITA, ILHA DE MARAJO, ESTADO DO PARA (PA), PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATENDIMENTO, RECOMENDAÇÃO, SENADOR.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, os Senadores Mário Couto e Flexa Ribeiro aqui hoje se pronunciaram a respeito de eventos que têm acontecido no Pará. Transmiti a eles que conversaria com a Governadora Ana Júlia Carepa, para prestar alguns esclarecimentos; e assim o fiz.

     A Governadora Ana Júlia Carepa, ex-Senadora, nossa colega, com respeito aos diversos movimentos sociais, inclusive citados pelo Senador Mário Couto e, depois, pelo Senador Flexa Ribeiro, e ao fato de que estaria havendo uma certa leniência da parte do Governo do Estado do Pará, diz que, de um lado, tem procurado dialogar, sim, com os movimentos sociais, inclusive com o MST, para sempre verificar quais são as suas reivindicações e procurar fazê-las de forma tal que a ordem e a lei sejam sempre respeitadas.

     Com respeito às solicitações de reintegração de áreas de fazendas e de propriedades, ela citou que, inúmeras vezes, o Governo tem, sim, atendido a Justiça, diante das solicitações de reintegração de posse e tem procurado fazê-lo da forma mais ordenada, procurando não se utilizar de armas de fogo ou criar qualquer situação em que, porventura, possam ocorrer ferimentos; porém, com muita energia, determinação e diálogo. Destaca, ainda, que todas essas situações têm sido objeto da atenção.

     Com respeito ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - pois eles proclamaram a necessidade de o Presidente ir ao Pará verificar, inclusive, as condições de saúde da população da Ilha de Marajó entre outras áreas -, informou-me a Governadora Ana Júlia Carepa que o Presidente Lula tem programado para a primeira semana de dezembro - por volta do dia 6, ainda a confirmar -, visita à Ilha de Marajó, no Pará, seguindo inclusive as recomendações dos Senadores daquele Estado.

Gostaria, portanto, de dar essas informações.

     Agradeço ao Senador Wellington Salgado e a V. Exª, Sr. Presidente.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2007 - Página 39737