Discurso durante a 219ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indignação com queda do PIB per capita do Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Indignação com queda do PIB per capita do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2007 - Página 42229
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), DENUNCIA, MANIPULAÇÃO, GOVERNO, PROPAGANDA, DESENVOLVIMENTO, AMBITO ESTADUAL, COMENTARIO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), INFERIORIDADE, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), RENDA PER CAPITA, PROTESTO, GESTÃO, GOVERNO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Tião Viana, Srªs e Srs. Parlamentares, brasileiras e brasileiros que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, Senador Tião Viana, outro dia, dei cartão vermelho a Luiz Inácio, a V. Exª e à Ana Júlia Carepa. A imprensa disse que V. Exª tinha me dado um cartão amarelo. Agora, eu lhe dou um verde, porque V. Exª me deu a palavra.

Mas, cadê o Adam Smith do PT? O nosso Mercadante.

A verdade é a seguinte: tenho aqui um jornal, e o Piauí tem a tradição de ter os melhores jornalistas na história deste País. Carlos Castello Branco, o Castelinho, era de lá, só para sintetizar em um só. Carlos Castello Branco, o Castelinho, no momento mais difícil da ditadura, era o único que tinha a coragem e a clarividência em manter viva a esperança da redemocratização. Está aqui a verdade! Luiz Inácio, esse negócio de mentira, mentira, mentira transformada em verdade... Foi o Goebbels, Ministro de Hittler. O Duda vai mal!

Ô Romeu Tuma, vocês se livraram do PT lá em São Paulo, mas no Piauí, está aqui. Então, todos os jornalistas, Tomaz Teixeira, Carlos Augusto Lima, Carlos Pessoa, Mauro Sampaio e Zozimo Tavares, da Academia de Letras Piauiense... O Zozimo Tavares é, sem dúvida nenhuma, o reviver de Carlos Castello Branco.

Cadê o nosso Adam Smith, que pinta as maravilhas das riquezas do Brasil, ô Osmar Dias?

O jornalista Zozimo Tavares vê que não adianta mentir, mentir, mentir. O Piauí é do PT. E o jornal Diário do Povo, de ontem, traz matéria intitulada Desenvolvimento de araque, de Zozimo Tavares, o melhor jornalista hoje do Brasil, como Carlos Castello Branco, piauiense, foi o melhor. Ele diz:

Na propaganda oficial, o Piauí é o “Estado do Desenvolvimento” [atentai bem!]. Nos números oficiais, porém, é o Estado mais atrasado do Brasil, conforme os dados do Produto Interno Bruto per capita do País, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. É mais uma triste notícia sobre o Piauí que ganha repercussão nacional e joga por terra toda a milionária campanha publicitária do Governo do Estado [do Governo brasileiro] que está no ar e também toda a propaganda oficial sobre desenvolvimento.

Com um PIB de R$3,7 mil, o Piauí ficou na poeira do Maranhão, que chegou a R$4.150. O campeão negativo na renda per capita nacional era o Maranhão [eu coloquei o Piauí em todos os índices superando o Maranhão, alguns melhores do que Alagoas e caiu; caiu nas mãos do PT. Este País não teve terremoto, nem tsunami, nem vulcão, mas está aí o PT], que agora é o 26º, trocando sua posição com o Piauí em relação à série anterior. Os maiores avanços em relação ao PIB do País foram verificados no Distrito Federal, Tocantins, Roraima e Maranhão.

Que desculpa o Governo do Piauí [do PT] vai inventar desta vez? Vai contestar os números do IBGE? Vai argumentar que o Piauí cresceu muito, mas o problema é que os outros cresceram mais? Ou o Governo do Estado vai simplesmente concordar com o IBGE e aceitar a lanterna do PIB?

Não! Aí já é esperar demais de um governo que posa de humilde, mas carrega a arrogância de todos os governos.

Mas, afinal, por que o Piauí perdeu posição no campeonato nacional de renda per capita e ficou na poeira se não falta dinheiro federal para o Estado? Toda semana o próprio Governo do Piauí anuncia que recebeu milhões e mais milhões do Governo Federal, não é verdade? Onde esses recursos foram aplicados, se o Estado cresceu foi para baixo, como rabo de cavalo?

De todo modo, os números do IBGE não devem ser festejados pelos que já sabiam que o desenvolvimento do Piauí, alardeado pelo Governo do Estado, era um engodo. Os números chocam, porque mostram uma verdade nua e crua que, ao invés de tentar mudar, efetivamente, o Governo Wellington Dias tem procurado é mascarar através da propaganda enganosa.

         Ô Antonio Carlos Valadares, ô Paulo Duque, eu aprendo com o homem do Piauí, com o caboclo, que diz que “é mais fácil tapar o sol com uma peneira do que esconder a verdade”. A verdade é essa.

Ô Tião, sinal vermelho não para V. Exª, mas para o Luiz Inácio, Presidente do PT, e para o Governador Wellington!

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Peço a V. Exª que conclua.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Sinal vermelho!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2007 - Página 42229