Discurso durante a 220ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários aos artigos intitulados "Hora de cobrar" e "A face mais cruel do mensalão", publicados na revista Veja, edições de 10 de outubro e 5 de setembro último, respectivamente.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários aos artigos intitulados "Hora de cobrar" e "A face mais cruel do mensalão", publicados na revista Veja, edições de 10 de outubro e 5 de setembro último, respectivamente.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2007 - Página 42550
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), QUESTIONAMENTO, FALTA, QUALIDADE, UNIVERSIDADE FEDERAL, INEFICACIA, ADMINISTRAÇÃO, APLICAÇÃO DE RECURSOS, CRITICA, OBJETIVO, OPERAÇÃO, PAGAMENTO, MESADA, CONGRESSISTA, AUSENCIA, INTERESSE, CONSTRUÇÃO, MAIORIA, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar o artigo intitulado, “Hora de cobrar”, publicado pela revista Veja de 10 de outubro do corrente.

No artigo o empresário Gustavo Ioschpe questiona a falta de eficiência da universidade pública. Segundo ele, não é falta de recursos que faz do ensino público universitário uma sucata já que as instituições federais consomem R$ 9,9 milhões por ano, mas a falta de uma administração eficiente por parte do MEC. “Nossas universidades são cabides de emprego (.....) e nossos estudantes custam 2,5 vezes mais do que o universitário dos países desenvolvidos. O conhecimento é cada vez mais uma ferramenta cada vez mais indispensável da competitividade das nações e o Brasil não consegue colocar um quarto de sua população no ensino terciário. Porque falhamos tão grotescamente?”

Sr. Presidente, solicito que o artigo acima citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para comentar o artigo intitulado, “A face mais cruel do mensalão”, publicado pela revista Veja de 5 de setembro do corrente.

No artigo, o escritor Roberto Pompeu de Toledo lamenta o advento do mensalão e se questiona a que fim serviria essa excrescência usada para a prática política. “Se a idéia não era senão construir uma maioria parlamentar, a operação foi ingênua e perdulária.”

Sr. Presidente, solicito que o artigo acima citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Muito obrigado.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matérias referidas:

“Hora de cobrar;”

“A face mais cruel do mensalão”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2007 - Página 42550