Discurso durante a 232ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de carta recebida de um cidadão do Estado do Ceará, relatando a prisão de duas mulheres em cela com mais de 30 homens, no Município de Itarema.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS. POLITICA PENITENCIARIA.:
  • Leitura de carta recebida de um cidadão do Estado do Ceará, relatando a prisão de duas mulheres em cela com mais de 30 homens, no Município de Itarema.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2007 - Página 45057
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS. POLITICA PENITENCIARIA.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, LEITURA, TRECHO, CARTA, DENUNCIA, GRAVIDADE, PRISÃO, MULHER, ESTABELECIMENTO PENAL, DESTINAÇÃO, HOMEM, MUNICIPIO, ITAREMA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), SIMILARIDADE, OCORRENCIA, ESTADO DO PARA (PA).
  • ADVERTENCIA, IDELI SALVATTI, SENADOR, EXPECTATIVA, PRESIDENCIA, SUBCOMISSÃO, DEBATE, SITUAÇÃO, MULHER, VITIMA, VIOLENCIA, ANUNCIO, AUDIENCIA PUBLICA, CONVOCAÇÃO, SECRETARIA DE ESTADO, ESTADO DO CEARA (CE), SEGURANÇA PUBLICA, PRESIDENTE, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), REPRESENTANTE, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, DELEGADO, RESPONSAVEL, PRISÃO.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Efraim Morais, talvez eu use menos do que cinco minutos.

Eu insisti muito para esta comunicação parlamentar, Sr. Presidente, porque foi a partir de uma denúncia aqui no plenário que convoquei uma reunião de emergência da Comissão de Direitos Humanos, Senadora Ideli Salvatti, para discutir aquela questão do Pará sobre a menina que estava presa com 20 homens durante um mês.

E por que a minha pressa para vir à tribuna neste momento? Por esta carta que recebi hoje. Senadora Ideli Salvatti, como V. Exª vai presidir essa subcomissão, é importante que saiba que a carta que recebi hoje é datada do dia 20 de novembro. E liguei para quem me escreveu - vou preservar o nome - e perguntei se o fato ainda acontecia hoje. Ao que ele me respondeu que eu poderia ligar para a delegacia.

E a carta que recebi não é mais do Pará; agora é do Ceará.

Exmº Sr. Presidente da Comissão dos Direitos Humanos [estou resumindo], Sr. Senador,

Venho por meio do presente instrumento, mui respeitosamente levar ao conhecimento de V. Exª fatos de suma importância, em relação à existência de duas mulheres que estão presas, juntamente com mais de 30 homens, na cadeia pública do Município de Itarema.

Ora, precisamos tomar medidas urgentes devido a esta questão que, segundo ele, assiste todos os dias porque vai lá visitar parentes.

Eu estou simplificando, não vou ler toda a carta, mas está aqui o nome da pessoa que faz a denúncia: é de uma entidade. Mas não posso divulgar.

Senadora Ideli Salvatti, como V. Exª entrou com um requerimento, na semana passada, para criarmos uma subcomissão especial para discutir a questão das mulheres em linha de risco, por assim dizer, é importante que tome conhecimento. Essa situação é grave. Para tanto, já estou convocando uma audiência pública para amanhã pela manhã. Vejam bem, a carta é do dia 20; hoje, dia 12 de dezembro, confirmei por telefone e o fato continua. Ele, neste momento, está assistindo à TV Senado no Estado do Ceará. São duas mulheres na mesma prisão, na mesma cela, com 30 homens.

A Senadora Ideli Salvatti é quem vai coordenar esta subcomissão especial.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Permite V. Exª um aparte?

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. DEM - PB) - Senadora Ideli Salvatti, lamentavelmente não se pode conceder apartes.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Será dentro dos meus cinco minutos, Sr. Presidente...

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. DEM - PB) - Nem dentro dos cinco minutos de V. Exª. A Senadora irá falar logo em seguida.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Sr. Presidente, como fui citada, peço para falar pelo art. 14 do Regimento Interno.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Sr. Presidente, eu pediria que a Senadora falasse dentro dos meus três minutos.

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. DEM - PB) - Logo em seguida, se V. Exª desejar, após a Ordem do Dia, eu darei o tempo a V. Exª pelo art. 14.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Sr. Presidente, Senador Efraim Morais, a denúncia que o Senador traz é da maior.... Será apenas um minuto do Senador Paulo Paim. E o art. 14 vem logo em seguida. Então, estarei dentro do Regimento.

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. DEM - PB) - Senadora Ideli Salvatti, eu estou sendo tolerante.

Peço ao Senador que cumpra o Regimento, que não permite aparte em qualquer fala por cinco minutos.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Sr. Presidente, vou usar os meus dois minutos que faltam. O que diz aqui:

Sr. Senador, é preciso que façamos alguma coisa, pois se só falarmos e nada for feito para resolvermos, porque isso é corriqueiro no meu Estado, aqui no Ceará. [sic]

            Espero eu que essa comissão tão importante por V. Exª preside faça algo para acabar com essa situação caótica.

Sem mais para o momento [...] [e subscreve].

Não vou ler o nome nem da entidade nem da pessoa que mandou este documento. Mas a cidade é Acaraú, no Ceará. Peço à Polícia Federal e ao Ministério Público que visite a cadeia já neste momento.

Sr. Presidente, como prometi a V. Exª, termino antes do meu tempo, sabendo que amanhã estarei aprovando a audiência pública, convocando o Secretário de Segurança do Estado do Ceará, o Presidente da OAB, o representante do Ministério Público, o Secretário de Segurança e o delegado que efetuou a prisão e que é responsável por essa cadeia.

Era essa a denúncia.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2007 - Página 45057