Discurso durante a 225ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sauda a presença da nova diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Sauda a presença da nova diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2007 - Página 44236
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • OPORTUNIDADE, PRESENÇA, SENADO, DIRETORIA, ENTIDADE, AMBITO NACIONAL, ENFERMAGEM, HOMENAGEM, ENFERMEIRO, BRASIL, ESFORÇO, ATENDIMENTO, SAUDE PUBLICA.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Como médico, fazendo parte da categoria de Ciências da Saúde - entendo que ela constitui a mais humana das Ciências e de benfeitores da humanidade -, eu não poderia deixar passar esta oportunidade de manifestar o sentimento do Senado da República.

             Das enfermeiras que ficaram na história do mundo, a primeira viveu na Inglaterra, na época Guerra da Criméia, Florence Nightingale; e, no Brasil, tivemos, na Guerra do Paraguai, Ana Néri. Então, há esse simbolismo, e nós não lhes prestamos homenagem. Ninguém rende homenagem às enfermeiras. Ninguém promove desfiles. Nunca vi o Senado convidá-las para dar uma outorga, um título. São esquecidas. Só são lembradas mesmo na hora do sofrimento e da dor. E elas nunca faltam. Apesar dessa catástrofe, desse caos na saúde do Brasil nunca dantes visto, nós temos esse sorriso, a confiança, a solidariedade e o amor das enfermeiras brasileiras.

Recebam, com muita firmeza, de mim, que represento com muita firmeza os Senadores médicos desta Casa, os aplausos e a gratidão do povo do Brasil às nossas valorosas enfermeiras.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2007 - Página 44236