Discurso durante a 225ª Sessão Especial, no Senado Federal

Críticas ao Presidente de República que em visita ao Pará fez discurso desvalorizando a atuação do Senado com respeito à votação da CPMF.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. :
  • Críticas ao Presidente de República que em visita ao Pará fez discurso desvalorizando a atuação do Senado com respeito à votação da CPMF.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2007 - Página 44262
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, PREJUIZO, SENADO, DEMONSTRAÇÃO, AUTORITARISMO, SEMELHANÇA, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.
  • REPUDIO, TENTATIVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MANIPULAÇÃO, GOVERNADOR, LOBBY, VOTAÇÃO, SENADOR, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).
  • CRITICA, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA), NEGLIGENCIA, DIREITOS HUMANOS, DETENÇÃO, MULHER, MENOR, PRISÃO, EXCLUSIVIDADE, HOMEM.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Tião Viana, é o novo perfil da Senadora Ideli: paz e amor. Acho que é o novo perfil da Senadora, espero que ela continue assim a partir de terça-feira.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Peço a palavra pelo art. 14. Fui citado.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Senador Tião Viana, quero aqui me solidarizar com o Senador Tasso Jereissati e lamentar que o Presidente Lula, hoje, visitando - e ele é bem-vindo no Pará - tenha dito isso que o Senador Tasso aqui divulgou.

            Senador Tião Viana, quero dizer para a Nação brasileira, que nos assiste pela TV Senado e nos ouve pela Rádio Senado, que essa é a prova do “instinto chavista” do Presidente Lula. Só espero que, terça-feira, o Presidente Lula não use a mesma expressão chula para nós, Senadores, que o Presidente Chávez utilizou quando perdeu o referendo lá na Venezuela. Só espero isto: que, na terça-feira, nós não sejamos alvejados pelo Presidente Lula como o Presidente Chávez o fez na Venezuela. Mas não deixa de ser o “instinto chavista” do Presidente Lula ameaçando os Senadores.

            Quero dizer mais ainda: lá no meu Pará, ele fala para a minha Governadora citar quais são os Senadores que vão votar contra a CPMF. Eu vou votar contra a CPMF. A Governadora Ana Júlia não precisa me citar, não; eu vou votar a favor dos pobres, eu vou votar a favor daqueles mais necessitados, para diminuir a carga tributária. Agora, seria importante, Presidente Lula, que Vossa Excelência dissesse também lá no Pará qual foi a Governadora, cuja polícia encarcerou uma menor, durante quase um mês, menor essa que foi estuprada por 20 homens. Aí V. Exª, que está lá e que afirmou que esse caso era abominável, também diga para ela, ou melhor, para o povo do Pará que foi o Governo do PT que cometeu essa abominável ação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2007 - Página 44262