Discurso durante a 227ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registra o recebimento de dois e-mails, denunciando arbitrariedades que estão ocorrendo no Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Registra o recebimento de dois e-mails, denunciando arbitrariedades que estão ocorrendo no Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2007 - Página 44364
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, RECEBIMENTO, MENSAGEM (MSG), AUTORIA, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), ESTADO DO PIAUI (PI), PROTESTO, DESRESPEITO, GOVERNO ESTADUAL, DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, PRISÃO, ADVOGADO, REGIÃO, OPORTUNIDADE, VISITA, PRESIDIO.
  • PROTESTO, PRISÃO, EMPRESARIO, POSTO DE GASOLINA, ESTADO DO PIAUI (PI), CRITICA, SEGURANÇA PUBLICA, BRASIL.

     O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero anunciar que, assim como o Heráclito Fortes, recebi dois e-mails, que vou reportar aqui para que o Brasil tome conhecimento das arbitrariedades que estão ocorrendo no Piauí.

     Um é da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Piauí, cujo Presidente, Dr. Norberto Campelo, que protesta e cita as leis dos direitos dos advogados. Ocorreram dois fatos. Um deles foi a prisão do advogado Francisco Haroldo Alves Vasconcelos, uma pessoa de grande probidade no Estado do Piauí, que estava visitando o presídio, quando houve um motim de presos. Prenderam-no, acusaram-no e não deixaram os advogados que iriam defendê-lo entrarem no recinto.

     No dia seguinte, fizeram isso - temos documentos aqui - contra grandes empresários do Piauí, que foram arbitrariamente algemados e presos. O Heráclito Fortes hoje já falou sobre o assunto.

     Queremos levar os nossos protestos e mostrar que vai mal a segurança, não só no Pará, com aquela barbárie, não só em Santa Catarina, como também no Piauí, que vai muito pior, porque arbitrariamente estão prendendo pessoas de idoneidade comprovada e não deixam nem os advogados defenderem. Um dos presos era advogado e há um protesto aqui da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Piauí, citando os direitos dos advogados.

     Cito apenas o Dr. Norberto Campelo, a Ivana Leal, o William Guimarães, Valter Rebelo, Antonio Gonçalves, que assinaram esse manifesto de repúdio à maneira como arbitrariamente se está prendendo no Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2007 - Página 44364