Discurso durante a 237ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questiona a ausência de membros da bancada do governo no plenário para a votação da DRU.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ORÇAMENTO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Questiona a ausência de membros da bancada do governo no plenário para a votação da DRU.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2007 - Página 46016
Assunto
Outros > SENADO. ORÇAMENTO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLITICA E ASSUNTOS INSTITUCIONAIS, MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG), INTERVENÇÃO, BANCADA, GOVERNO, SENADO, AGILIZAÇÃO, VOTAÇÃO, DESVINCULAÇÃO, RECEITA, UNIÃO FEDERAL, ADVERTENCIA, POSSIBILIDADE, INSUFICIENCIA, QUORUM, APRECIAÇÃO, MATERIA, COMENTARIO, INTERESSE, GOVERNO FEDERAL.
  • QUESTIONAMENTO, VERACIDADE, INFORMAÇÃO, DESCUMPRIMENTO, BANCADA, GOVERNO, ACORDO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), EFEITO, DIFICULDADE, ENTENDIMENTO, VOTAÇÃO, DESVINCULAÇÃO, RECEITA, UNIÃO FEDERAL.
  • COMENTARIO, AVISO, GARIBALDI ALVES FILHO, SENADOR, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, LIDERANÇA, SENADO, ADVERTENCIA, AUSENCIA, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • COBRANÇA, GOVERNO, PROPOSTA, CORTE, ORÇAMENTO, INCENTIVO, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, ESPECIFICAÇÃO, QUANTIDADE, MINISTERIOS.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, sei que o Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios estão de olho no Plenário do Senado. Faço um apelo ao Ministro Mantega, ao Ministro José Múcio e ao Ministro Paulo Bernardo, para que acionem a base do Governo para vir ao plenário. Temos de votar a DRU hoje. Se não alcançarmos quorum hoje, amanhã dificilmente vamos conseguir votar a matéria, e a base do Governo vai botar a culpa na oposição. Precisamos de 49 votos; 61 Senadores registraram presença, dos quais vários já não estão mais em Brasília.

            O Governo precisa acordar, precisa acionar sua base. Essa base do Governo é uma base cara: vale Furnas, vale ministérios. Ela precisa trabalhar um pouco e nos ajudar aqui. Queremos ajudar o Governo, mas sem o Governo querer não dá certo.

            Portanto, peço ao Ministro Mantega, para que depois não fique chorando sobre o leite derramado, que use o telefone e convoque a base, por meio da sua assessoria, já que a base aqui no plenário não se mexe, para mandar o pessoal para cá.

            Esse é o apelo que faço.

            Muito obrigado.

            O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR - BA) - Senador Heráclito Fortes, acho que V. Exª está sendo ouvido pelo Governo. Como está falando na TV Senado, com certeza o Governo está acompanhando V. Exª. Na verdade, estamos aqui para cumprir com o nosso dever, votando algo extremamente importante para o País: a DRU. Espero que o número seja alcançado na tarde de hoje, para que essa matéria tão importante seja votada, em segundo turno.

            O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR - BA) - Sem sombra de dúvida, teremos Ordem do Dia. O Presidente já circulou pelo plenário há poucos instantes e deve dirigir-se para presidir a sessão e dar início à Ordem do Dia.

            Senador Heráclito Fortes.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, corre aí solto que a base do Governo descumpriu um acordo com o PDT hoje. Não sei se é verdade. Talvez seja isso que esteja dificultando. Parece que não cumpriu um acordo.

            Não sei o que está havendo. Agora, é preciso que as coisas fiquem claras. Estamos aqui com compromisso, com responsabilidade, para ajudar o Governo. O Governo não quer. Há alguma coisa por trás disso? É preciso que fique bem claro para, amanhã, não se colocar a culpa na oposição. Não vamos aceitar, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR - BA) - Senador Heráclito Fortes, V. Exª falou pela ordem. Não é assunto que mereça uma deliberação da Mesa, mas, de qualquer forma, está V. Exª apto a consultar as Lideranças do PT e do PDT. Não compete à Mesa responder sobre essa questão.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Sr. Presidente, pela ordem.

            O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR - BA) - Pela ordem, tem a palavra o Senador Mário Couto.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Evidente que não lhe compete. Apenas tenho que me socorrer da tribuna, que o Brasil todo ouve, porque não vemos as Lideranças por aqui. Minha preocupação é essa. Esta é hora de estar no plenário.

            O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR - BA) - Senador Heráclito Fortes, comunico ao Plenário que acabo de receber uma ligação do Presidente, Senador Garibaldi Alves Filho, que assegura que estará aqui no plenário muito em breve, talvez dentro de quinze minutos, mas que também anuncia que as Lideranças estão reunidas à procura de um acordo, de uma solução. Estariam, neste momento, segundo S. Exª, reunidos os Líderes José Agripino, Arthur Virgílio e o Líder do Governo, Romero Jucá, na tentativa de um acordo para as votações.

            Portanto, peço paciência ao Plenário e peço que se mantenham aqui para que possamos ter número suficiente para votar as matérias.

            Vamos dar prosseguimento à sessão dando a palavra aos oradores inscritos, àqueles que têm comunicações inadiáveis a fazer e aos Líderes que desejarem se manifestar.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem. É sobre o assunto.

            O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR - BA) - Tem V. Exª a palavra.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Veja como ninguém está entendendo nada, Sr. Presidente: o Presidente Garibaldi avisa que as Lideranças estão reunidas, mas a Líder do PT está aqui, conversando com a imprensa. Será que ela foi alijada da reunião? É preciso que fique bem claro. Ou falta só a Líder para definir o que o Governo quer?

            O que não se pode admitir, Sr. Presidente, é que, para tratar de um assunto dessa natureza, não tenha havido uma reunião pela manhã. Estamos aqui aguardando para votar e atender o Governo, e o Governo está se reunindo agora? É um absurdo, é um desrespeito! Depois, fazem o que fizeram aqui com o Senador Simon: pedem para ele solicitar adiamento por doze horas para ler uma carta de três parágrafos.

            Agora, já que eles estão reunidos para discutir, Senador Alvaro Dias, eu queria acrescentar uma proposta. Fala-se muito em aumento de despesas, e eu concordo. Vamos, então, diminuir as despesas, cortar as emendas parlamentares - tem de cortar porque já cortam todo ano; é besteira falar nisso, porque já cortam. Que tragam agora uma proposta de autoria do Governo para reduzir o número de Ministérios. São 38 oficiais: vamos reduzir para 25. Vamos ver o que isso gera de economia para o País. Não vamos somente querer dar lição de moral com o lenço alheio não. Vamos dar o bom exemplo. O Governo agora tomaria uma posição para ter autoridade de fazer cortes no Orçamento: reduziria o número de Ministérios - até para que haja espaço, numa sala do Planalto, para que todos se reúnam no mesmo dia, Sr. Presidente!

            Nós continuamos aqui, aguardando o Governo chegar à conclusão do que pode cumprir de tudo aquilo que acertou com seus companheiros de Governo e com a Oposição, ao longo do ano e que não conseguiu cumprir.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR - BA) - Agradeço a V. Exª, que tem uma paciência muito grande. Eu tenho certeza de que ...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - O Raupp não está na reunião, não está discutindo, alijaram o PMDB também. É um absurdo isso!

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - Sr. Presidente, pela ordem.

            O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR - BA) - Senador Heráclito Fortes...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - O PMDB está fora dessa reunião.

            O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR - BA) - ...a Mesa já entendeu o seu direcionamento.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Muito obrigado.

            O SR. PRESIDENTE (César Borges. Bloco/PR - BA) - Com a máxima paciência, assim como V. Exª, vamos aguardar que as Lideranças e o Presidente cheguem ao plenário para começarmos a Ordem do Dia.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - O Mercadante, Líder em qualquer circunstância, está ali, não está na reunião.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2007 - Página 46016