Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Críticas ao Sr. Presidente da República, por não receber o seu irmão.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Críticas ao Sr. Presidente da República, por não receber o seu irmão.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2008 - Página 1022
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, CONDUTA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, AUSENCIA, RECEBIMENTO, IRMÃO, DESVALORIZAÇÃO, FAMILIA.

     O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Adelmir Santana, V. Exª fica bem aí e vou dá-lo como exemplo. Admiro V. Exª porque conheci a sua família no momento em que o Piauí o reconhecia como cidadão piauiense. Mas há uma dúvida se V. Exª nasceu no Maranhão ou no Piauí. Mas, agora, os legisladores do Piauí buscaram esse direito.

     Geraldo Mesquita está ali e também conheço a família dele. O pai, extraordinário governador. Família é uma coisa muito importante. Está ali Rui Barbosa. Conhecemos os ensinamentos de Rui Barbosa e o quanto ele dignifica o que simboliza o Parlamento brasileiro. Mas uma das assertivas dele foi definir - ó Luiz Inácio, atentai bem - que a pátria é a família amplificada.

     Mas se alguém não quiser acertar, vou buscar Deus. Deus colocou o seu filho querido, especial, depois de muita tentativa de melhorar o mundo. Mas não o desgarrou, colocou-o numa família, a Sagrada Família. Então, quero dar essa contribuição que este Senado tem dar ao Poder Executivo. Somos, como o Pai, o Filho e o Espírito Santo, um só, o reino da democracia.

     Quero dar essa contribuição ao nosso Presidente Luiz Inácio. Luiz Inácio, O Estado de S.Paulo publica... Olha o que eu disse sobre a família: a família, para mim, é a maior riqueza. Considero-me um dos mais ricos Senadores daqui pela grandeza da minha família: minha mulher, meus filhos, meus netos.

     Heráclito Fortes, que representa o Piauí... Ontem mesmo o vi enfurecido quando distorceram suas palavras, querendo dizer que Heráclito tinha atingido a família do Presidente. Ele se rebelou, porque é uma verdade; ele nunca atingiu família de ninguém. Acompanho a sua vida política.

     Mas está aqui uma nota que nem o piauiense, nem o brasileiro entendem, porque a imagem do Presidente da República é de generosidade. Olha aqui: “Irmão tenta, pela terceira vez, visitar Luiz Inácio”. Luiz Inácio, atenda seu irmão! Terceira vez! Sei que V. Exª tem uma família grande, mas ainda não pegou bem essa generosidade. Não podemos entender. A imprensa também, que cumpra a sua missão, já que hoje é o poder mais forte deste País, muito respeitada.

     Alvaro Dias, também peguei manchetes e nelas não se entende como o nosso Presidente não tinha visitado, vamos dizer assim, seus irmãos que faleceram. E, agora, em vida: irmão tenta, pela terceira vez, visitar Luiz Inácio no Guarujá. E ontem não tinha agenda.

     Portanto, Luiz Inácio, receba o seu irmão. É um exemplo que estará dando ao País.

      É a obediência a Deus, que colocou a Sagrada Família. É uma obediência a Rui Barbosa, porque a pátria é a família amplificada. Então, pela terceira vez. Um problema de família. Pode ser mesmo de saudade. Porque isso, Luiz Inácio, é uma das necessidades da vida humana. Falo como médico, professor de Biologia, de Psicologia. É uma necessidade biológica do seu irmão receber o seu abraço, o seu carinho, o seu sorriso e ver em Vossa

     Excelência a construção da família dele, do pai e da mãe.

     Então, Luiz Inácio, é este o conselho que aqui, em nome deste grandioso Senado da República, dou a Vossa Excelência: receba o vosso irmão, que pela terceira visita tenta visitá-lo. Sei que Vossa Excelência está descansando no Guarujá, mas talvez o maior descanso seja o da sua consciência ao abraçar o seu irmão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2008 - Página 1022