Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários à matéria intitulada "A vocação modernizadora do Senado", de autoria do Diretor-Geral do Senado Federal, Agaciel da Silva Maia, publicada no jornal Correio Braziliense, edição de hoje.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comentários à matéria intitulada "A vocação modernizadora do Senado", de autoria do Diretor-Geral do Senado Federal, Agaciel da Silva Maia, publicada no jornal Correio Braziliense, edição de hoje.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2008 - Página 2885
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, LEITURA, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), AUTORIA, AGACIEL DA SILVA MAIA, DIRETOR GERAL, SENADO, REGISTRO, ANO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, DEMONSTRAÇÃO, EMPENHO, MODERNIZAÇÃO, INSTALAÇÃO, MELHORIA, QUALIDADE, TRABALHO, LEGISLATIVO, ESPECIFICAÇÃO, HISTORIA, CRIAÇÃO, BIBLIOTECA, CENTRO DE INFORMATICA E PROCESSAMENTO DE DADOS DO SENADO FEDERAL (PRODASEN), RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, EMISSORA, TELEVISÃO, AUMENTO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, ATIVIDADE POLITICA, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, INTERNET, VIDEO, CONFERENCIA, TRANSMISSÃO, DADOS, VIABILIDADE, INTEGRAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PARTICIPAÇÃO, SOCIEDADE, PROCESSO LEGISLATIVO, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, ENCONTRO, DISCUSSÃO, MATERIA, RELEVANCIA, BRASIL, IMPORTANCIA, GRAFICA, INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO (ILB), UNIVERSIDADE, AMPLIAÇÃO, IMPRESSÃO, PUBLICAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, SERVIDOR.
  • IMPORTANCIA, TEXTO, CONHECIMENTO, POPULAÇÃO, FUNCIONAMENTO, INSTITUIÇÃO PUBLICA, APOIO, CONGRESSISTA, RELEVANCIA, REFORÇO, DEMOCRACIA, BRASIL.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vou ler matéria publicada no jornal Correio Braziliense de hoje, dia 19 de fevereiro de 2008, intitulada “A vocação modernizadora do Senado”. A matéria é assinada pelo Dr. Agaciel da Silva Maia, Diretor-Geral do Senado Federal, que diz:

O Senado Federal completa 182 anos de existência em 2008. Hoje, com a missão constitucional de representar a Federação, a Instituição, desde sua criação como Câmara dos Senadores do Império, em maio de 1826, buscou o aperfeiçoamento dos processos administrativo e legislativo. O zelo na gestão do conhecimento e da informação se impôs desde o primeiro momento, já que uma das suas primeiras decisões foi criar uma biblioteca, a fim de enriquecer o trabalho legislativo.

Em 1972, em meio ao avanço na tecnologia de informação, o Senado criou o Prodasen, de modo a oferecer maior segurança e rapidez aos trabalhos do Senado Federal e do Congresso Nacional. O Prodasen desenvolve produtos e tecnologias que aproximam cada vez mais o Senado da cidadania, como no caso do Siga Brasil, disseminador de dados relevantes sobre as contas públicas. O sistema foi premiado internacionalmente como a melhor solução inovadora de tecnologia da informação e das comunicações.

A transparência das atividades parlamentares e das políticas públicas, traços marcantes da responsabilidade social do Senado, evidencia-se também no pioneirismo da TV Senado, o primeiro canal legislativo brasileiro. Desde fevereiro de 1996, as transmissões da TV Senado permitem o acompanhamento, em tempo real e na íntegra, das sessões do plenário e das comissões. Tal divulgação subsidia a sociedade na apreciação da atividade dos seus representantes, contribuindo para o fortalecimento da cultura política. Trata-se, em suma, de um serviço do Senado que aperfeiçoa a própria representação política, na medida em que permite maior controle social do Parlamento. Além da TV, o sistema de comunicação social do Senado é integrado por uma emissora de rádio em FM e em ondas curtas, um jornal diário, um jornal semanal, uma agência de notícias, um call center e um órgão próprio de pesquisa de opinião.

Por ora, os canais abertos da TV Senado atendem Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus e João Pessoa. Para 2008, serão instaladas novas emissoras de sinal aberto da TV Senado em Natal, em Cuiabá, em Rio Branco, em São Paulo e no Rio de Janeiro. No campo da radiodifusão, o Senado realizará, no Rio de Janeiro, a experiência piloto de transmissão de uma emissora da Rádio Senado fora de Brasília, com programação adequada às peculiaridades locais.

O programa Interlegis, criado com a finalidade de aperfeiçoar o Poder Legislativo no Brasil, é fruto de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Suas atividades vão desde a disseminação de tecnologias e processos que aprimoram o trabalho das assembléias legislativas e das câmaras municipais até a realização de cursos e seminários voltados para a qualificação técnica dos servidores do Legislativo, trazendo resultados positivos para a produção das leis da União, dos Estados e do Distrito Federal. Graças aos esforços do Interlegis, produziu-se, em 2005, o Primeiro Censo Legislativo do Brasil, que mostrou, pela primeira vez, o perfil dos que atuam no Poder Legislativo.

Os trabalhos do Senado Federal voltados para a discussão dos grandes temas nacionais não se esgotam no dia-a-dia do plenário e das comissões, destacando-se também a realização de seminários, de fóruns e de encontros de repercussão internacional. O Fórum Senado Debate Brasil, por exemplo, que já vai para a sua quarta edição anual, trouxe à sociedade profundas discussões sobre questões de relevo, como infra-estrutura, organizações não-governamentais e políticas de debate à violência. O fórum é coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais, criada recentemente, para ampliar a interação do Senado com a sociedade organizada.

O sistema gráfico do Senado Federal é orgulho para a administração pública brasileira. Juntamente com a ampliação do sistema de impressão em braile, permite que as publicações da instituição cheguem a números cada vez maiores de interessados. O compromisso do Senado com a qualificação profissional de seus servidores e dos demais Poderes, nas três esferas governamentais, revela-se na ação sincronizada do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), da Universidade do Legislativo e do Interlegis, que também se utilizam do ensino à distância, democratizando o acesso de milhares de brasileiros a cursos de grande importância para a formação acadêmica.

Nos 182 anos, o Senado Federal contribuiu decisivamente para a construção e o aperfeiçoamento da cidadania e o fortalecimento do sistema democrático e representativo. Sua missão modernizadora está presente na essência dos trabalhos da Casa e também é destaque no programa de trabalho da Mesa Diretora, sob o comando do Senador Garibaldi Alves.

            Sr. Presidente, permita-me um pouco mais de tempo.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, fiz questão de ler essa matéria, assinada pelo Diretor-Geral do Senador Federal, Dr. Agaciel da Silva Maia, para fazer com que a população soubesse como esta Instituição funciona no seu mecanismo de apoio aos Parlamentares. Faço questão de mostrar isso, porque sou institucionalista e fico indignado quando um Senador ou uma Senadora ocupa esta tribuna para falar contra a Casa. Que falem contra as pessoas da Casa, mas não falem contra o Senado Federal, que é uma instituição sagrada para a democracia do nosso País! Se temos erros, vamos consertá-los, mas, por favor, está havendo o costume de determinados Parlamentares desta Casa ocuparem a tribuna para falar mal da Casa, e isso, como institucionalista e como democrata que sou, não aceito.

            Por isso, aproveitei essa matéria, para que o povo soubesse que esta Instituição é fundamental para a democracia brasileira. Nós, aqui, que representamos o povo, que viemos, Senador Mão Santa, pelas mãos do povo, conduzidos para cá, temos a obrigação de lutar por esta Instituição e de não deixar que o Executivo, com essa política que se está disseminando na América do Sul, queira desmoralizar esta Casa e tornar-se absoluto. Isso o Executivo já está conseguindo diante da opinião pública; é só vermos as pesquisas.

            É muito fácil o Governo com o poder que tem nas mãos, usar todas as suas armas, toda a sua força, para denegrir a imagem dos políticos brasileiros e para fazer com que os próprios erros sejam acobertados. Com o poder que tem, já que tem a grana, o dinheiro, nas mãos, é muito fácil nos desmoralizar, mas temos de lutar pela moralização, sim, do Poder, da instituição Senado, Senador Geraldo Mesquita. Como diz V. Exª, não devemos permitir que o Governo, o Executivo usurpe esta Casa, querendo legislar em nosso lugar.

            Por isso, fiz questão de trazer essa informação sobre o funcionamento desta Casa importantíssima para a democracia.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2008 - Página 2885