Fala da Presidência durante a 11ª Sessão Especial, no Senado Federal

Reitera pedidos de obras para o desenvolvimento do Piauí, em especial a conclusão do porto de Luís Correa.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Reitera pedidos de obras para o desenvolvimento do Piauí, em especial a conclusão do porto de Luís Correa.
Publicação
Publicação no DSF de 22/02/2008 - Página 3373
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LIBERAÇÃO, RECURSOS, CONCLUSÃO, PORTO, ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, HISTORIA, OBRA PUBLICA, INICIO, REGIME MILITAR, EXPECTATIVA, POSSIBILIDADE, RECUPERAÇÃO, FERROVIA, INSTALAÇÃO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE).

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Delcídio Amaral, engenheiro, eis que faço um apelo ao Presidente Luiz Inácio e aproveito o grande Líder dos trabalhadores, João Pedro.

     Não tenho preconceitos contra o Partido dos Trabalhadores. Aí está Delcídio Amaral, que simboliza a competência, a decência. Mercadante - hoje mesmo telefonei para saber sobre sua saúde, que está melhorando - significa competência, decência. E, no meu Estado mesmo, tenho exemplos. A maior líder mulher que teve o Estado do Piauí foi a ex-Deputada Federal Trindade. O prefeito, candidato de V. Exªs, Deputado Federal, é um médico competente e honrado, Nazareno Fonteles. Há o vereador Jacinto Teles, que muito admiro no Piauí. E, na minha cidade de Parnaíba, o fundador do PT, Lourival, é uma figura íntegra e respeitada. Então, não tenho preconceito.

     Aproveito os dois extraordinários líderes do PT para reivindicar, ao nosso Presidente Luiz Inácio, o porto de Luís Correia, no Piauí. Começou há 86 anos, com Epitácio Pessoa. Há 86 anos encravaram lá 100 milhões de dólares; faltam 10 milhões de dólares.

     O Porto de Luís Correia teve o seu projeto básico retomado em 1975, no tempo de Ernesto Geisel, quando era Ministro o extraordinário piauiense João Paulo dos Reis Velloso.

     As obras foram iniciadas em 1976 e concluídas em 1982. Foi muito dinheiro gasto. Antigamente, não havia recursos, mas agora colocamos todas as dotações, os 30 milhões das emendas de bancada - já no ano de 2006 havíamos colocado 11. Então, há recursos.

     Nós pedimos aos grandes líderes do Partido dos Trabalhadores que levem esse apelo do Piauí. Ele ficará consagrado e agradecido àquele povo que sempre lhe deu vitórias extraordinárias, inclusive o Governo do Estado.

     Então, que se termine o Porto de Luís Correia, que começou com Epitácio Pessoa. Que bom seria se terminasse com Luiz Inácio! E há recursos para isso, porque nós, no Orçamento, no ano que passou, 2007, colocamos 11 milhões e agora, 30 milhões.

     Essa seria a grande obra do Porto do Piauí, que seria fundamental para instalarmos as ZPEs e recuperarmos a ferrovia.

     Então, agradecemos o empenho do Partido dos Trabalhadores. Que vocês, que constituem o que há de melhor naquele Partido, reivindiquem isso para o Piauí.

     O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS) - Sr. Presidente, primeiro, V. Exª, como sempre, fala muito bem, sendo muito claro naquilo que diz respeito aos interesses do seu Estado, o nosso querido Piauí. E não há dúvida de que seremos parceiros nesse trabalho para a conclusão do Porto de Luís Correia, por tudo o que ele vai propiciar ao Estado do Piauí; por tudo o que vai representar para a infra-estrutura, não só do Piauí, mas do Brasil; pela capacidade de integração com os demais modais de transporte e, acima de tudo, Sr. Presidente, investindo num modal que é de vital importância para qualquer país que exporta, para qualquer país que precisa de vendas cada vez maiores, que é um porto.

     O Governo do Presidente Lula criou um Ministério que cuida especificamente dos portos. Os portos brasileiros, hoje, são um dos grandes gargalos da infra-estrutura do nosso País. Portanto, a solicitação de V. Exª tem tudo a ver com aquilo que efetivamente todos nós desejamos.

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Tanto nós acreditamos que destinamos o total do valor de nossas emendas para lá. E isso, Delcídio Amaral, V. Exª, que é engenheiro, e o nosso João Pedro, que representa o engenheiro dos transportes, o Senador que dirige os transportes...

     Atentai bem! Esse modelo novo abrigará um terminal de combustível; um setor de armazenamento e carregamento de combustível. É o combustível mais caro. Ou o combustível vai de São Luís para Teresina ou vai de Fortaleza. E saindo de lá é mais próximo o litoral do Piauí da capital. Então, é um combustível dos mais caros.

     Então, nós temos, queremos e desejamos o apoio do PT. José Auto de Abreu foi um Deputado Federal que fez o Dia do Piauí no dia 19 de outubro, quando se tornou independente. Em um de seus discursos, compara a morte com o naufrágio. Ele queria que isso fosse lá no litoral do Piauí. Faria um esforço para vir à tona e ver as luzes do Porto de Luís Correia.

     Neste Senado, às 10 horas da manhã, houve uma sessão especial sobre os 200 anos da Abertura dos Portos. Atentai bem, Luiz Inácio! Duzentos anos, e o nosso Piauí não tem seu porto. Vossa Excelência ficaria consagrado se concluísse o porto. Bastaria chamar o Senador Delcídio Amaral, que é engenheiro, com sua inteligência, para tornar esse sonho do Piauí realidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/02/2008 - Página 3373