Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a tentativa do governo federal, de retirada de duas assinaturas de senadores, ao requerimento de instalação da CPI dos cartões corporativos.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.:
  • Comentário sobre a tentativa do governo federal, de retirada de duas assinaturas de senadores, ao requerimento de instalação da CPI dos cartões corporativos.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2008 - Página 2951
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.
Indexação
  • REGISTRO, TENTATIVA, GOVERNO FEDERAL, MANIPULAÇÃO, ASSINATURA, SENADOR, REQUERIMENTO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Serei bastante breve, Sr. Presidente.

            Pelo menos duas pessoas que assinaram o requerimento para a instalação da CPI foram procuradas por lideranças da Base do Governo, pedindo que retirassem suas assinaturas. Eu queria, sob esse aspecto, tranqüilizar o próprio Governo.

            Nós tivemos o cuidado de recolher, de maneira muito rápida - e o requerimento está aberto para quem mais queira assiná-lo, e, portanto, para os ilustres Senadores e Senadoras da Base do Governo -, aqueles nomes independentes do PMDB e do PTB. Não estava aqui o Senador do PSOL, Senador José Nery, senão ele teria assinado. O restante foi basicamente DEM e PSDB. Ou seja, vamos poupar o Governo desse constrangimento e dessa preocupação, porque os nomes que estão aí são completamente “irretiráveis”. Esses aí estão e vão para a definição final. É um constrangimento duas pessoas me procurarem dizendo que haviam sido instadas a retirar suas candidaturas. E não o fizeram até porque são daquelas que se postam de maneira independente, embora teoricamente estejam em partidos da base aliada.

            É apenas uma advertência, que poupa tempo ao Governo e poupa constrangimento a todos nós.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2008 - Página 2951