Questão de Ordem durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apela para que o Regimento seja cumprido efetivamente, sempre iniciando a Ordem do Dia às 16 horas, para não causar prejuízos e injustiças a muitos.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Apela para que o Regimento seja cumprido efetivamente, sempre iniciando a Ordem do Dia às 16 horas, para não causar prejuízos e injustiças a muitos.
Publicação
Publicação no DSF de 28/02/2008 - Página 3777
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • COMENTARIO, ATRASO, INICIO, ORDEM DO DIA, QUESTIONAMENTO, OCORRENCIA, PROBLEMA, SOLICITAÇÃO, LIDER, ANTECIPAÇÃO, REUNIÃO, LIBERAÇÃO, HORARIO, SESSÃO.
  • REGISTRO, ANTERIORIDADE, RECEBIMENTO, INJUSTIÇA, FALTA, ORADOR, MOTIVO, ATRASO, ORDEM DO DIA, POSTERIORIDADE, OCORRENCIA, VOTAÇÃO NOMINAL.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, quando ocupava a Presidência dos trabalhos, eu já me referi a isso, mas eu quero até lembrar ao Senador Tião Viana que, durante a gestão de Presidência de S. Exª, nós estávamos sempre iniciando a Ordem do Dia às 16 horas. Um dos entusiastas desse horário bem cumprido, que englobou essa relação de cumprimento do Regimento Interno, é o Presidente Garibaldi Alves Filho.

            Eu acredito que esteja havendo algum tipo de problema que está impedindo o Sr. Presidente de estar presente neste momento, mas eu faço um apelo aos Srs. Líderes dos Partidos para que antecipem - agora, o Sr. Presidente está chegando - as conversas, os acordos para a parte da manhã, para que possamos, à tarde, ter a nossa agenda cumprida em função do bom cumprimento da agenda do Senado Federal.

            Não podemos deixar de marcar, por exemplo, uma audiência no Ministério às 16h e ficarmos aqui esperando a sessão começar às 17h, 18h, 19h. No ano passado, recebi algumas faltas injustas, porque estava presente, mas, como às 18 horas não havia mais expediente para votação, resolviam votar nominalmente. E, já ausente da Casa, quando era avisado, retornava, mas já havia perdido duas ou três votações. Por isso, recebemos falta.

            Então, quero que haja o cumprimento do Regimento, porque, se nós o cumprirmos, não estaremos sendo injustos com ninguém e seremos justos ao dar falta aos ausentes. Esse é o desejo da maioria dos presentes, que hoje não acreditam que se possa reaver esse horário mais. É por isso que a Casa está com a presença baixa neste momento.

            Faço um apelo a V. Exª para que o cumprimento do Regimento seja efetivado não só hoje, mas todos os dias, para não causar prejuízos e injustiça a muitos.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/02/2008 - Página 3777