Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia o discurso do presidente Garibaldi Alves Filho durante a inauguração de equipamentos na gráfica do Senado.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Elogia o discurso do presidente Garibaldi Alves Filho durante a inauguração de equipamentos na gráfica do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2008 - Página 4557
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, INAUGURAÇÃO, EQUIPAMENTOS, CENTRO GRAFICO DO SENADO FEDERAL (CEGRAF), ELOGIO, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE, SENADO, IMPORTANCIA, MODERNIZAÇÃO, GRAFICA, DEFESA, DIGNIDADE, SERVIDOR, DESVINCULAÇÃO, CORRUPÇÃO, CONGRESSISTA, CONTRIBUIÇÃO, RECUPERAÇÃO, APOIO, OPINIÃO PUBLICA.
  • CUMPRIMENTO, DIRETOR, CENTRO GRAFICO DO SENADO FEDERAL (CEGRAF), EFICACIA, QUALIDADE, SERVIÇO, SUGESTÃO, SENADOR, VISITA, GRAFICA.
  • REGISTRO, NOMEAÇÃO, CORONEL, DIRETORIA, CORPO DE BOMBEIROS, DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, COMPETENCIA, EFICACIA, ATUAÇÃO.

     O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado. O Senador Mário Couto é paciente conosco.

     Sr. Presidente, hoje pela manhã, inclusive com a presença de V. Exª, estivemos na Gráfica do Senado, logicamente sob o comando do Presidente, Senador Garibaldi Alves Filho, para a inauguração de três equipamentos de impressão na Secretaria Especial de Editoração e Publicações, ocasião em que o Presidente da Casa afirmou que a instituição não merece ter uma imagem tão desfavorável perante a opinião pública.

     Ao elogiar a modernização da Gráfica, o Sr. Presidente pediu que os servidores não se descuidem do que considera o patrimônio mais valioso do Legislativo: a sua honra e a sua dignidade.

     Foi muito interessante o discurso do Sr. Presidente, presenciado por V. Exª, que, realmente, fala aquilo que nós, Parlamentares, temos de encarnar. O que temos de encarnar? A recuperação do crédito desta Casa, do Senado Federal, que não é feita apenas por nós, Senadores, não; não são só 81 servidores públicos - no nosso caso, temporários - que fazem o nome desta Casa. O que faz esta Casa é este número de servidores abnegados, que nos dão apoio parlamentar para viabilizar o trabalho que temos, representando nossos Estados. Essas pessoas são dignas e têm de ser respeitadas, sim. Inclusive, quando houver algum ato negativo de algum Parlamentar desta Casa, que o problema seja direcionado a ele; que a grande imprensa, principalmente, não o direcione à Casa. Somos apenas membros desta Casa. Que isentem os funcionários de qualquer ação errada do Parlamentar e que se respeitem aqueles Parlamentares - que são a maioria absoluta aqui ou, afirmo, todos - que têm honrado o nome do seu Estado, os votos que recebem.

     Lá, o Senador Efraim Morais também fez uso da palavra, louvando a modernização da Gráfica; o Diretor da Casa, Dr. Agaciel, também.

     Quero dar os parabéns ao Diretor da Gráfica, Julio Pedrosa, que, realmente, sabe conduzi-la.

     Então, peço a todos os Senadores que façam uma visita à Gráfica e vejam que ela é, realmente, orgulho para todos nós. Como disse o Senador Presidente, Garibaldi Alves: “Quando entrei aqui, tive a sensação de que se tratava de uma instituição privada.” Jamais se pode pensar que uma instituição pública, diante de tanta propaganda negativa que se faz contra o serviço público, pode apresentar uma gráfica da qualidade que tem a do Senado Federal. Talvez seja uma das dez melhores gráficas do mundo e a terceira entre os senados dos demais países. Isso é um orgulho para todos nós, brasileiros, e para nós daqui, do Senado, por termos a oportunidade de reconhecer, nos servidores do Senado Federal, o preparo para bem nos assessorar.

     Sr. Presidente, eu queria deixar registrado isso e agradecer a V. Exª, que é um dos participantes ativos da Casa, bem como o ex-Presidente José Sarney, que conduziu esta Casa em duas legislaturas, pela modernização da Gráfica. Parabéns a V. Exª, Presidente Sarney, aqui presente, e aos demais que não estão presentes. Reconheço, Sr. Presidente, sua ação nesta Casa, que fez com que o sistema de comunicação do Senado Federal passasse a ser eficiente e respeitado em todo o Brasil.

     Aproveito também para registrar que tomou posse, assumiu o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o Coronel Abud, uma figura extremamente competente que, logicamente, fará com que o Corpo de Bombeiros mantenha sua respeitabilidade e eficiência aqui, no Distrito Federal.

     Muito obrigado, Sr. Presidente


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2008 - Página 4557