Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Requer voto de louvor ao esportista Zico que como treinador levou um time da Turquia às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESPORTE.:
  • Requer voto de louvor ao esportista Zico que como treinador levou um time da Turquia às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2008 - Página 4684
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESPORTE.
Indexação
  • LEITURA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, SAUDAÇÃO, TREINADOR PROFISSIONAL DE FUTEBOL, CLASSIFICAÇÃO, TIME, PAIS ESTRANGEIRO, TURQUIA, EFICACIA, PARTICIPAÇÃO, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, CONTINENTE, EUROPA, ELOGIO, ATUAÇÃO, ATLETA PROFISSIONAL, BRASIL.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu chamo a atenção do Senador Aloizio Mercadante, chamo a atenção do Senador João Pedro, para o requerimento que trago ao conhecimento da Casa, à análise da Casa, e que passo a ler:

            REQUERIMENTO Nº 207, DE 2008

         Requer VOTO DE LOUVOR ao notável esportista ZICO, que, ao chegar aos 55 anos de idade, atinge seu apogeu como treinador de grande sucesso no mundo, tornando-se o primeiro orientador a levar um time da Turquia às quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa.

REQUEIRO, nos termos do art. 222, do Regimento Interno, e ouvido o Plenário, que seja consignado, nos Anais do Senado, VOTO DE LOUVOR ao craque ZICO, Arthur Antunes Coimbra, o notável esportista que deu tantas alegrias ao Brasil como integrante da Seleção Brasileira de Futebol, ele, que, ao chegar aos 55 anos de idade, atinge seu apogeu, tornando-se o primeiro orientador a levar um time da Turquia, o Fenerbahce, às quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa.

Requeiro, ainda, que o Voto de Louvor seja levado ao conhecimento do jogador e, por intermédio da Embaixada do Brasil em Ankara, à direção do Fenerbahce.

            A justificativa é notícia de jornal.

“A Turquia explodiu em alegria com a classificação inédita do Fenerbahce para as quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. A vitória do time de Zico nos pênaltis, diante do Sevilla, da Espanha, levou uma multidão às ruas da capital turca. O principal ponto dos festejos foi a Praça de Taksim. Em todos os jornais turcos, o orgulho e a felicidade pelo feito do Fener foram estampados nas páginas: “Com todo amor: Viva o Fenerbahce!”, titulou o diário Milliyet. O Sabah vaticinou: “A nova estrela da Europa, o Fenerbahce”. O jornal esportivo Fotomaç fez quase uma poesia: “Seu nome tem quatro sílabas, seu amor é como uma montanha: Fe-ner-bah-ce!”, estampou na manchete”.

Essas palavras compuseram o noticiário do jornal O Globo ao registrar com destaque a mais recente vitória de Zico, o consagrado jogador brasileiro campeão do mundo e que, agora, lá fora, transmite a outros povos alegrias assemelhadas às que proporcionou aos seus conterrâneos, inicialmente como atacante do Flamengo, do Rio, que conquistou campeonatos com a magistral atuação desse esportista, inclusive o campeonato mundial de futebol de clubes em 1981.

Zico hoje é o treinador do clube turco Fernerbahce, que, com sua orientação, tornou-se o primeiro time do país a chegar às quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. A classificação ocorreu no mesmo estádio em que Zico estreou na Copa do Mundo em 1982.

Antes, Zico passou pelo Japão. Ali, ele deu relevo ao futebol japonês, que disputou com brilho a Copa do Mundo de 2002, no próprio Japão e na Coréia. Até, então, o futebol naquele país era um esporte que despertava reduzido interesse entre os japoneses. Zico reverteu essa situação e conquistou a torcida do Japão, da mesma forma com que fez, este mês, na Turquia.

Zico é, pois, merecedor do Voto de Louvor que proponho ao Senado da República. [Aliás, eu já havia feito a mesma coisa, Sr. Presidente, quando o Flamengo foi, pela 19ª vez, Campeão da Taça Guanabara.] Ele, depois de Pelé e, ao lado de Maradona, é indiscutivelmente o maior craque do futebol mundial.

Muito obrigado.

            Esta fala antecede a presença de um brilhante santista na tribuna, Senador Aloizio Mercadante, e merece apoio de um botafoguense ilustre que é o Senador João Pedro, cercados que estão os dois de flamenguistas por todos os lados do quadrante do Senado da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2008 - Página 4684