Fala da Presidência durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saúda a presença do Exmo. Sr. Oscar Ortiz Antelo, Presidente do Senado Nacional da Bolívia; do Exmo. Sr. Senador Tito Hoz de Vila Quiroga, Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Bolívia; e do Exmo. Sr. Senador Roger Pinto Molina.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA EXTERNA.:
  • Saúda a presença do Exmo. Sr. Oscar Ortiz Antelo, Presidente do Senado Nacional da Bolívia; do Exmo. Sr. Senador Tito Hoz de Vila Quiroga, Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Bolívia; e do Exmo. Sr. Senador Roger Pinto Molina.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2008 - Página 6817
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PRESIDENTE, PARLAMENTO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, IMPORTANCIA, MISSÃO, RELAÇÃO, LEGISLATIVO, GARANTIA, DEMOCRACIA, AMERICA LATINA.

            O SR. PRESIDENTE (Papaléo Paes. PSDB - AP) - Senadora Ideli Salvatti, Senador Romeu Tuma, obrigado.

            Com muita honra e satisfação, a Presidência registra a presença no plenário do Exmº Sr. Oscar Ortiz Antelo, Presidente do Senado Nacional da Bolívia; do Exmº Sr. Senador Tito Hoz de Vila Quiroga, Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Bolívia; do Exmº Sr. Roger Pinto Molina, Senador Federal da Bolívia, que estão fazendo uma visita ao Senado Federal.

            Nós, como colegas de Senado Federal, V. Exªs da Bolívia e nós aqui do Brasil, sabemos que V. Exªs estão em uma missão muito importante em nosso País, além da missão muito mais importante que têm para cumprir em seu país. Nós, como Parlamentares, como representantes do Poder Legislativo, temos, sim, de interagir, de nos relacionar muito bem, para que possamos ficar sempre atentos às ações dos Executivos na América do Sul. Nós, como legisladores, temos mais do que obrigação, muito mais do que qualquer um, como representantes deste grande Poder das nossas Repúblicas, de zelar pela democracia, espantar de vez o autoritarismo.

            Muitas vezes, detectamos esse autoritarismo nas palavras, nos gestos, nas ações. Outras vezes, vamos detectar esse autoritarismo por debaixo dos panos, corroendo os Poderes, principalmente o Poder Judiciário e o Poder Legislativo. Então, vamos aproveitar as nossas experiências e zelar pela democracia dos nossos países e da América Latina.

            Agradeço a presença de V. Exªs aqui no Senado Federal. Sejam bem-vindos a esta Casa, ao nosso Brasil.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2008 - Página 6817