Fala da Presidência durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Associa-se às homenagens pelo aniversário do Partido Comunista do Brasil. Critica ao governador Wellington Dias, que não luta pela nova fábrica da Toyota no Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Associa-se às homenagens pelo aniversário do Partido Comunista do Brasil. Critica ao governador Wellington Dias, que não luta pela nova fábrica da Toyota no Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2008 - Página 6891
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), REGISTRO, RECEBIMENTO, APOIO, ORADOR, ELEIÇÃO, GOVERNADOR, PARTICIPAÇÃO, MEMBROS, SECRETARIO DE ESTADO, VICE-GOVERNADOR.
  • LEITURA, TEXTO, JORNALISTA, DENUNCIA, OMISSÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ATRAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Nós que estamos na Presidência dos trabalhos queremos nos associar às homenagens a mais esse aniversário do PCdoB, que enriquece e fortalece a nossa democracia.

            Quero dar o testemunho de que, tendo vencido por duas vezes o pleito para o governo do Estado do Piauí, tive o apoio do PCdoB. Na primeira vez, entreguei a secretaria de cultura àquele bravo líder político que fez uma bela campanha para Deputado Federal e que ficou de suplente. Ele nos auxiliou muito como secretário de cultura com a sua competência, de tal maneira que o escolhemos para ser nosso vice-governador do Estado do Piauí. Então, fui o primeiro a entregar um governo de Estado ao PCdoB do Piauí.

            Daí estar no hino do Piauí:

Piauí, terra querida,

Filha do sol do Equador,

Pertencem-te a nossa vida,

Nosso sonho, nosso amor!

(...)

O primeiro que luta é o Piauí.

            Então, fomos nós os primeiros a abrir um governo de Estado e entregá-lo a um líder do PCdoB, que hoje é Deputado Federal. V. Exª acaba de anunciá-lo como candidato a prefeito da cidade de Teresina.

            A minha admiração é tão grande que quero afirmar nos quadros do PCdoB há um dos políticos de perspectivas invejáveis. Ele é político, intelectual, artista, o maior humorista do Brasil: João Cláudio Moreno. V. Exª, então, poderia até fazer essa festa nacional e levar o João Cláudio Moreno, o melhor artista humorista dos dias de hoje, que é do Piauí.

            Receba, então, os nossos cumprimentos e os votos de felicidade ao PCdoB que engrandece a nossa democracia.

            A TV Senado é tão atuante que acabamos de receber um e-mail de um grande jornalista, atuante, Tomaz Teixeira. Ele foi Deputado e diz o seguinte: “Wellington Dias não luta pela nova fábrica da Toyota no Piauí.”

            Ele viu que eu estava na Presidência e já mandou o Zezinho aqui, que já me entregou. O negocio funciona rápido.

            Diz o jornalista Tomaz Teixeira:

A imprensa nacional está anunciando a chegada de mais uma fábrica da Toyota no Brasil. Governadores do Rio, Minas, Bahia, Paraná e outros estados estão na disputa do grande empreendimento. Lamentavelmente não se ouve falar que o governador do Piauí tenha feito algum apelo ao Presidente Lula para que a fábrica seja direcionada para se instalar no Estado do Piauí.

A omissão do Governador em não lutar pela fábrica da Toyota, que será inaugurada brevemente no Brasil, mais uma vez, deixa transparecer que o Presidente Lula não confia na sua administração. Enquanto o Governador do Piauí não se mexe para conseguir tal empreendimento para o nosso estado, o governador Jaques Wagner da Bahia, que tem sido mais prestigiado do que o do Piauí, luta com unhas e dentes para levar a fábrica da Toyota para a Bahia.

Termina o jornalista Tomaz Teixeira: “É uma pena, os japoneses estão chegando com mais uma fábrica da Toyota em nosso país, e, mais uma vez, o Piauí estará fora da disputa por falta de interesse do nosso governador”.

Lamenta e diz que isso é uma lástima.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2008 - Página 6891