Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de entrevista do historiador Marco Antonio Villa à revista Veja, edição de 16 do corrente. Registro da matéria intitulada "Com a palavra, PT e Intercorp", publicada na revista Época, edição de 9 de março último.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Registro de entrevista do historiador Marco Antonio Villa à revista Veja, edição de 16 do corrente. Registro da matéria intitulada "Com a palavra, PT e Intercorp", publicada na revista Época, edição de 9 de março último.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/2008 - Página 9469
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ENTREVISTA, HISTORIADOR, ANALISE, PERDA, DIRETRIZ, POLITICA EXTERNA, BRASIL, CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EPOCA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DENUNCIA, IRREGULARIDADE, PREFEITURA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), FAVORECIMENTO, CONTRATO, EMPRESA, DADOS, SUPERIORIDADE, DESTINAÇÃO, RECURSOS.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da entrevista das páginas amarelas, intitulada “O bufão da América”, publicada pela revista Veja, de 16 de abril de 2008.

Na entrevista, o historiador Marco Antonio Villa, autor de 21 livros com temas que variam da Idade Media à Revolução Mexicana e estudioso da diplomacia brasileira, vê com preocupação o sumiço da linha diplomática cunhado pelo Barão do Rio Branco. “O barão profissionalizou o Itamaraty, que passou a atuar em busca do interesses do país, e não de um governo ou partido”, declara. Para o historiador, Hugo Chávez, é perigoso por ser ambicioso e imprevisível e que se Lula tivesse sido presidente na República Velha, o Acre seria dos Bolivianos e Santa Catarina, dos Argentinos.

Sr. Presidente, requeiro que a matéria acima citada seja considerada parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para registrar a matéria intitulada “Com a palavra, PT e Intercorp”, publicada pela revista Época, em sua edição de 9 de março do corrente.

A referida matéria trata da relação entre prefeitos e governos do PT com as empresas Intercorp Consultoria Empresarial Ltda e Camarero & Camarero, pertencentes a Luís Lima e sua mulher, Flávia Camarero.

Segundo a matéria, “de 2001 a 2005, as duas empresas receberam pelo menos R$22 milhões de administrações comandadas pelo PT”. Ainda segundo a matéria, os negócios dessas empresas com as administrações petistas são pontuados por uma coincidência: “em quase todos eles, investigações do Ministério Público, de tribunais de contas e de corregedorias internas apontam irregularidades nos próprios contratos ou em sua execução”.

Sr. Presidente, para concluir, requeiro que a matéria acima citada passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

*************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“O Bufão da América”, Veja;

“Com a palavra, PT e Intercorp”, Época.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/2008 - Página 9469