Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração, no dia 18 do corrente mês, do Dia Nacional do Livro Infantil. Registro da coleta de assinatura pelas sindicais trabalhistas, em apoio à proposta de emenda Constitucional que reduz a jornada semanal de trabalho sem redução de salários. Cumprimentos à segunda colocada no concurso Miss Brasil 2008, Vanessa Vidal, que é deficiente auditiva, bem como à vencedora, a gaúcha Natália Anderle.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.:
  • Comemoração, no dia 18 do corrente mês, do Dia Nacional do Livro Infantil. Registro da coleta de assinatura pelas sindicais trabalhistas, em apoio à proposta de emenda Constitucional que reduz a jornada semanal de trabalho sem redução de salários. Cumprimentos à segunda colocada no concurso Miss Brasil 2008, Vanessa Vidal, que é deficiente auditiva, bem como à vencedora, a gaúcha Natália Anderle.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2008 - Página 9872
Assunto
Outros > HOMENAGEM. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, DIA INTERNACIONAL, LITERATURA, JUVENTUDE, ANUNCIO, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, LIVRO, LITERATURA INFANTIL, HOMENAGEM, MONTEIRO LOBATO (SP), ESCRITOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, OBRA LITERARIA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, LEITURA.
  • SAUDAÇÃO, ENTIDADES SINDICAIS, RECOLHIMENTO, NUMERO, ASSINATURA, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, ORADOR, PARCERIA, INACIO ARRUDA, SENADOR, REDUÇÃO, JORNADA DE TRABALHO, AUSENCIA, ALTERAÇÃO, SALARIO, REGISTRO, APOIO, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB).
  • SAUDAÇÃO, MULHER, ESTADO DO CEARA (CE), PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, PARTICIPAÇÃO, CONCURSO DE BELEZA, AMBITO NACIONAL, CUMPRIMENTO, GANHADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Aliás, o mês de abril é a própria celebração do hábito de ler.

Dia 02 de abril foi a vez do Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil e no dia 23 será comemorado o Dia Mundial do Livro.

Outro dia falava, em pronunciamento que proferi sobre a educação no Brasil, da importância de cultivar o costume da leitura.

Ela, além de ser um aprendizado, é uma viagem por mundos incontáveis e diversos.

Eu poderia ficar aqui horas e horas citando autores e autoras que nos encantam com suas palavras mágicas, que, colocadas umas ao lado das outras, formam um imaginário fantástico.

Mas, vou falar especialmente do nosso querido Monteiro Lobato, o grande homenageado do Dia Nacional do Livro Infantil.

Ele foi um menino que sempre gostou de brincar no riacho, pescar e subir em árvores, mas os livros de aventuras eram seus grandes companheiros também.

Desde cedo, escreveu para os jornais das escolas que freqüentou e depois de ter se formado em Direito, optou por ser escritor e não advogado.

E foi assim que criou o Sítio do Pica-pau amarelo, que todos conhecem, senão pelo livro, pela televisão que mostra de forma encantadora as peripécias da vovó Dona Benta, dos netos Pedrinho e a menina Narizinho, da boneca Emilia, da espiga de milho chamada Visconde de Sabugosa, do Saci Pererê e tantos outros personagens incríveis.

Uma característica do nosso escritor era o fato de que ele respeitava a opinião das crianças e dos jovens e isso fica espelhado no comportamento de Vovó Benta, que costuma ter um diálogo muito franco e carinhoso com os netos.

Monteiro Lobato foi sem dúvida um grande escritor que nos legou uma obra variada e que faz um retrato muito atual do nosso contexto.

E, mais do que isso, deixou estrelas brilhando nos olhos e ouvidos de milhares de crianças e jovens e, até mesmo os corações adultos conseguem se sentir tocados pela sua sensibilidade!

E fica o meu desejo de que a cada dia mais e mais pessoas sejam tocadas pelo incomparável hábito da leitura!

Como segundo assunto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero dizer que as centrais sindicais CUT, Força Sindical, Nova Central, UGT, CGTB e CTB já recolheram até o momento mais de 5 milhões de assinaturas a favor da proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria deste senador que fala em parceria com o senador Inácio Arruda que reduz a jornada de trabalho das atuais 44 horas semanais para 40 horas sem redução de salários.

Após reunião hoje à tarde com dirigentes sindicais, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) decidiu participar da campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara.

Conforme o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, a CNBB irá divulgar a campanha em seus meios de comunicação e se comprometeu a participar dos eventos das centrais referentes ao tema.

Desta forma, a campanha pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, ganha um importante apoio da igreja católica.

O terceiro e último assunto, Sr Presidente, Srªs e Srs. Senadores diz respeito ao concurso Miss Brasil 2008 realizado no domingo, 13 de abril, trouxe um fato inédito nos registros de sua história.

Vanessa Vidal, representante do Ceará, ficou em segundo lugar no Concurso. Mas, o fato inédito é que se trata de uma deficiente auditiva, de 24 anos, que deixa um marco em nosso registros.

Ela é a primeira deficiente auditiva a disputar o concurso Miss Brasil.

Aos 24 anos, ela participou com outras moças, de um sonho que muitas idealizam e superou a diferença, demonstrando mais uma vez, que a inclusão é o melhor caminho para superar as diferenças.

Auxiliada por uma intérprete, ela se comunicou por meio da linguagem de sinais e fez da superação um belo ensinamento para todos nós.

            Quero cumprimentar duplamente a cearense Vanessa, por ter sido eleita a 2ª mulher mais bela do Brasil e pelo exemplo que deixa gravado na história e nas nossas mentes.

Deixo ainda o meu parabéns à gaúcha Natália Anderle, que com seus 22 anos, é a nova Miss Brasil, eleita para o ano de 2008.

É uma honra para o Rio Grande do Sul, ver mais uma de suas lindas mulheres, representando o nosso país aqui e no exterior.

Sucesso para vocês!

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2008 - Página 9872