Discurso durante a 47ª Sessão Especial, no Senado Federal

Voto de solidariedade e pedido de libertação da ex-senadora da Colômbia Ingrid Betancourt.

Autor
Kátia Abreu (DEM - Democratas/TO)
Nome completo: Kátia Regina de Abreu
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Voto de solidariedade e pedido de libertação da ex-senadora da Colômbia Ingrid Betancourt.
Publicação
Publicação no DSF de 10/04/2008 - Página 8531
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, SITUAÇÃO, REFEM, GRUPO, GUERRILHA, VINCULAÇÃO, TERRORISMO, GRAVIDADE, DOENÇA, LEISHMANIOSE, FAMILIA.
  • SOLICITAÇÃO, SENADOR, ESPECIFICAÇÃO, MULHER, ADESÃO, VOTO, SOLIDARIEDADE, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, ITAMARATI (MRE), ENCAMINHAMENTO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA.
  • GRAVIDADE, SITUAÇÃO, NUMERO, REFEM, GRUPO, TERRORISMO, DEFESA, LIBERDADE, ESPECIFICAÇÃO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, MOTIVO, DOENÇA.

            A SRª KÁTIA ABREU (DEM - TO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidente, eu gostaria de pedir licença ao Senador Osmar Dias, que é o próximo orador desta tarde, apenas para protocolar um requerimento nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal.

            Trata-se de um voto de solidariedade, apelo, súplica, para a libertação de Ingrid Betancourt, ex-senadora e ex-candidata à presidência da Colômbia, seqüestrada pela guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc, em 2002. Na realidade, não é uma guerrilha, mas sim um movimento terrorista que leva pessoas, seres humanos, para o meio da mata, tratando-os como animais. Sabemos que a ex-candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt está muito doente, com hepatite tipo b, uma das mais graves, todos sabemos, e com leishmaniose.

            Requeiro também que este voto de solidariedade seja levado ao conhecimento do Ministério das Relações Exteriores e do Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe Vélez.

            Requeiro também que esta manifestação seja encaminhada à família de Ingrid Betancourt.

            Quero pedir, Srª Presidente, a todos os Senadores, especialmente a todas as Senadoras desta Casa, de todos os Partidos, que possam ser solidárias a Ingrid Betancourt, não só a ela, mas a todos aqueles seres humanos, mais de 700, que estão nas mãos dos terroristas das Farc, na Colômbia. Eles estão sendo tratados iguais a animais. São pessoas, pais e mães de família, filhos e filhas, que estão com as suas famílias, ao longo de anos, esperando o seu retorno em um sofrimento constante e absoluto, especialmente a Ingrid. Estamos aqui pedindo neste momento por Ingrid, não que ela seja mais importante do que os outros seres humanos que lá estão, mas pelo conhecimento que temos da gravidade do seu estado de saúde.

            Solidarizamo-nos também com os seus filhos, o seu casal de filhos, que aparecem em todo momento nas televisões do mundo solicitando pela libertação de sua mãe.

            Estamos aqui, Srª Presidente, solicitando que todos os Partidos, de forma suprapartidária, possam apoiar esses seres humanos que estão lá sendo tratados de forma cruel, especialmente a Ingrid.

            Peço à Senadora Serys Slhessarenko, Presidente da Bancada Feminina do Senado, que convoque todas as Senadoras para também fazerem parte deste voto de solidariedade e deste apelo pela libertação de Ingrid, que está nas mãos de terroristas das Farc, situada na Colômbia.

            Muito obrigada, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/04/2008 - Página 8531