Discurso durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato sobre o andamento da CPI da Pedofilia.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.:
  • Relato sobre o andamento da CPI da Pedofilia.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/2008 - Página 14425
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, ANA JULIA CAREPA, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA), BISPO, VITIMA, AMEAÇA, MORTE, MOTIVO, DENUNCIA, ABUSO, CRIANÇA, TRAFICO, MULHER, PAIS ESTRANGEIRO, GUIANA FRANCESA.
  • DETALHAMENTO, EMPENHO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL, INFANCIA, APURAÇÃO, DENUNCIA, PRISÃO, CRIMINOSO, REGISTRO, OCORRENCIA, ABUSO, CRIANÇA, ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SOLICITAÇÃO, APOIO, GARIBALDI ALVES FILHO, AGILIZAÇÃO, TRAMITAÇÃO, PROJETO DE LEI, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, COMBATE, VIOLENCIA, VITIMA, MENOR.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, só para informar que, amanhã, quinta-feira, a Governadora Ana Júlia Carepa receberá os três bispos do Marajó. Fui ver os bispos que estão ameaçados de morte em razão de denúncias de pedofilia e de tráfico de mulheres para a Guiana Francesa.

            A CPI está acompanhando o caso, vai recebê-los, para poder tratar do aparato de Estado na defesa desses bispos e dos interesses da Ilha do Marajó.

            Senador Valter Pereira, ontem recebemos aqui o Prefeito de Niquelândia, no interior de Goiás, acusado de abusar de duas menores; ele, o motorista dele, o chefe de gabinete dele, a filha dele, um vereador, dois secretários, 23 pessoas. Na semana de Carnaval, de sexta a segunda-feira, só do telefone da Prefeitura, foram 261 telefonemas, em dois dias, para a mesma menor. Foi uma oitiva a que o Brasil deveria ter assistido.

            Estamos indo a Uberlândia, onde foi preso, na terça-feira, um pedófilo de 42 anos que abusou de 25 crianças de dez anos. No meu Estado, em Mucurici, está preso um cidadão de 69 anos, para não ser linchado, embora seja uma cidade pequena, de pessoas decentes e de bem. Esse cidadão de 69 anos abusou de mais de dez crianças de dez anos.

            Em Domingos Martins, foi preso um indivíduo que veio da Holanda e que naquele Município abusava de crianças, filmava-as.

            Tenho uma informação para o Brasil sobre o pedófilo americano que se evadiu do Rio de Janeiro, e que trabalha na imigração americana e que vem de dois em dois meses trazer brasileiros, preso no Brasil, acostumado a colocar o dedo no rosto de brasileiro; esse pedófilo, que abusou de uma criança de 11 anos no Rio, está preso graças a um trabalho feito pela Polícia Civil e o Ministério Público. A Drª Ana, que hoje é assessora da CPI, tem esse caso na mão. Ontem estive na embaixada americana com o Embaixador americano. Eles têm uma lei específica. Todo americano que comete crime de pedofilia em outro país é tratado com uma lei específica. A lei é nova. Já pegaram dez, e os dez pegaram trinta anos de cadeia. A informação que tínhamos é que ele já havia sido afastado das suas funções.

            E ontem tivemos uma outra informação, melhor ainda, para dar ao Brasil, para ver que precisamos aprender com essas pessoas. O inquérito dele já está em fase final. E esse pedófilo, que abusou de um menino no Rio, vai pegar 30 anos de cadeia nos Estados Unidos.

            Então, veja que, quando você quer fazer um trabalho sério, vai chegar a bom termo em algum lugar.

            Senador Valter Pereira, V. Exª, que é um constitucionalista, um advogado brilhante, com quem precisamos contar, sabe que há um acordo com o Presidente desta Casa, no sentido de que todas as leis para combater a mutilação e o abuso contra criança, votados no âmbito da CPI, irão rapidamente para a CCJ e terão prioridade aqui. Por isso, Senador Valter Pereira, peço a V. Exª que algumas dessas leis sejam relatadas por V. Exª, porque elas serão votadas também com prioridade na Câmara.

            Hoje, eu reuni a Frente de Mulheres, as deputadas mães vieram à CPI. Eu dizia Senadora Rosalba: fechada a sessão, eu mostrei algumas imagens do Orkut, mostrei apenas cinco, porque elas não quiseram ver mais. O desespero nos olhos das mães, das parlamentares, a angústia no coração, para que elas tomem nas mãos as leis votadas aqui e lá sejam votadas com celeridade.

            É algo tão podre, Senador Valter Pereira, que, falando, a gente se sente mal; vendo, muito pior. Vendo fotografias e vendo filmes, então, nem se fala. Quando você vê filmes que envolvem autoridades, gente que deveria estar dando exemplo! Qualquer cidadão, por mais indouto que seja, mais despreparado, do desempregado pobre ao doutor, o indivíduo que estudou em Harvard... É... Sei lá! Penso em quanta coisa fútil é mostrada na televisão, quando essas pessoas deveriam estar sendo mostradas, desmascaradas, para que a sociedade saiba quem são.

            A exemplo dos Estados Unidos, vamos criar um banco de pedófilos. O sujeito vai acessar e vai saber quem são os pedófilos, onde eles trabalham, onde eles estão, procurar uma maneira de proteger sua família.

            O SR. PRESIDENTE (Augusto Botelho. Bloco/PT - RR) - Senador Magno Malta.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES) - Sr. Presidente, é porque esse assunto mexe tanto comigo. Mas agradeço ao Senador Valter Pereira, até porque estava comentando com ele aqui sobre esse assunto e tudo que envolve família. Era o que falávamos aqui, que precisamos proteger a família, porque a sociedade é um reflexo da família. Não tem sociedade boa sem família boa. A sociedade vai mal porque a família vai mal.

            Obrigado, Senador Valter Pereira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/2008 - Página 14425