Discurso durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o "Movimento Mais Saúde para o SUS".

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Considerações sobre o "Movimento Mais Saúde para o SUS".
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2008 - Página 17122
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, MUNICIPIO, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DEFESA, PRESERVAÇÃO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), EXIGENCIA, APLICAÇÃO, INVESTIMENTO, MELHORIA, SAUDE PUBLICA.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de registrar que na próxima sexta-feira, o Movimento Mais Saúde para o SUS realizará um Ato Público, a partir das 12h, no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre. Este evento será a maior manifestação pública sobre saúde no Estado do Rio Grande do Sul.

O Movimento Mais Saúde para o SUS é liderado pela seguintes entidades: Sindicato Médico do RS, Conselho Regional de Medicina, Associação Médica, Sindisaúde, Federação dos Empregados em Serviços de Saúde, Sindicato dos Hospitais Beneficientes, Religiosos e Filantrópicos, e Federação das Santas Casas.

Os objetivos do movimento são:

1. defender o Sistema Único de Saúde das graves ameaças que o rondam, impedem pleno acesso e põem em risco a qualidade da assistência;

2. preservar o SUS como uma conquista democrática da Sociedade Brasileira, garantindo universalidade, integralidade e gratuidade;

3. convocar a população para que assuma a defesa do Sistema Único de Saúde, por ser única alternativa assistencial para 140 milhões de brasileiros;

4. exigir a aplicação dos investimentos necessários para a plena vigência dos ditames constitucionais que mantêm a saúde como dever do Estado.

Sr. Presidente, por compromissos já assumidos anteriormente não poderei comparecer ao Ato Público, pois estarei cumprindo uma extensa agenda pelo interior do Rio Grande do Sul.

Mas, desde já, quero dizer que o Movimento Mais Saúde para o SUS pode contar com o meu apoio.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2008 - Página 17122