Discurso durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos artigos intitulados "O desafio de financiar o SUS", de autoria do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e "SOS Saúde", de autoria do Deputado Federal Rafael Guerra, Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, publicados no jornal Folha de S.Paulo, edição de 3 de junho do corrente. Registro do Editorial do jornal Folha de S.Paulo, intitulado "Pelo método confuso", edição de 2 de junho do corrente.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Registro dos artigos intitulados "O desafio de financiar o SUS", de autoria do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e "SOS Saúde", de autoria do Deputado Federal Rafael Guerra, Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, publicados no jornal Folha de S.Paulo, edição de 3 de junho do corrente. Registro do Editorial do jornal Folha de S.Paulo, intitulado "Pelo método confuso", edição de 2 de junho do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2008 - Página 18559
Assunto
Outros > SAUDE. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), NECESSIDADE, MELHORIA, GESTÃO, DEFINIÇÃO, FONTE, RECURSOS, REESTRUTURAÇÃO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), APOIO, CRIAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO SOCIAL, INICIATIVA, DEPUTADO FEDERAL, DENUNCIA, NEGLIGENCIA, GOVERNO, SAUDE PUBLICA, IMPORTANCIA, REGULAMENTAÇÃO, FINANCIAMENTO, OPOSIÇÃO, RETORNO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, CONJUNTURA ECONOMICA, AMBITO INTERNACIONAL, NECESSIDADE, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, BUROCRACIA, PREVENÇÃO, CRISE.

O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, venho à tribuna neste momento para fazer o registro do Artigo “O desafio de financiar o SUS”, de autoria do Sr. Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, publicado no Jornal Folha de S. Paulo, edição do dia 3 de junho de 2008.

No referido artigo , o ministro Temporão afirma que “o SUS é um bem sucedido resultado político, de profunda transformação da realidade social”. Enumera também os dois principais desafios a serem vencidos pelo Sistema Único de Saúde: a melhoria de gestão e a definição de uma fonte de recursos financeiros destinados à estruturação do setor.

Lamentavelmente, a opinião do ministro atrela a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que fixa o percentual de investimentos na saúde pela União, Estados e Municípios, a uma fonte de recursos capaz de estruturar o SUS e financiar o programa Mais Saúde, o chamado PAC da Saúde. E, ainda que não o faça explicitamente, o ministro defende em suas entrelinhas a criação do novo imposto, a Contribuição Social da Saúde (CSS).

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que a matéria citada seja considerada como parte integralmente deste pronunciamento.

Como segundo assunto, Sr. Presidente, para fazer o registro do Artigo “SOS Saúde, de autoria do Deputado Federal Rafael Guerra, Presidente da Frante Parlamentar da Saúde , publicado no Jornal Folha de S. Paulo, edição do dia 3 de junho de 2008.

No artigo, Rafael Guerra, que também e médico, mostra o descaso do Governo Federal com saúde pública, assunto nunca considerado como prioridade política nos últimos anos. Para o deputado, “não é possível estudar sem saúde, trabalhar sem saúde, viver sem saúde; no entanto, no Brasil, educação é investimento, geração de emprego é investimento, mas saúde é considerada gasto”.

Diz ainda Rafael Guerra: “O Brasil oferece uma saúde pobre aos pobres. Em vez de políticas estruturantes, são ofertados paliativos para calar os mais humildes”.

A Frente Parlamentar da Saúde, da qual também faço parte, defende a regulamentação da Emenda Constitucional 29 e coloca-se totalmente contra a recriação da CPMF, seja com que nome for, e contra o aumento da carga tributária.

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que a matéria citada seja considerada como parte integralmente deste pronunciamento.

E o terceiro assunto, Sr. Presidente, o registro do Editorial do Jornal Folha de S. Paulo intitulado “Pelo método confuso”. da edição do dia 2 de junho de 2008.

No referido editorial, o jornal analisa os desafios da conjuntura internacional à política econômica e alerta para a “necessidade de o governo reduzir as despesas de manutenção da máquina pública”.

Ainda segundo a Folha de S.Paulo, “ao salpicar concessões sem nexo, estilo de fazer política de Lula torna economia vulnerável em tempos de incerteza”.

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que a matéria citada seja considerada como parte integralmente deste pronunciamento.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

“O desafio de financiar o SUS.”

“SOS Saúde.”

“Pelo método confuso.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2008 - Página 18559